O Ayurveda, a medicina Tradicional da Índia, tem como objetivo a prevenção de doenças, mas também atua tratando os mais diversos desequilíbrios de saúde. Mas será que a fitoterapia no ayurveda é diferente?

Por levar muito em consideração a influência da nossa rotina e hábitos de vida na nossa saúde, o Ayurveda avalia os diversos aspectos da nossa vida, desde a nossa alimentação, sono, atividade física, até questões emocionais para poder realizar as orientações mais adequadas e necessárias para que o paciente consiga reestabelecer seu equilíbrio.

No entanto, além das orientações em relação à alimentação e mudanças no estilo de vida, o Ayurveda utiliza outros recursos e um deles é a fitoterapia.

Índice para te ajudar na leitura

Diferença entre a fitoterapia no ayurveda X convencional

Na fitoterapia convencional o que mais importa é a ação da erva e o que ela causa no corpo. Por exemplo: gengibre é conhecido por sua ação em gripes e resfriados, por isso muita gente o utiliza nestas situações.

Mas quando estamos falando sobre fitoterapia no Ayurveda, as coisas são um pouquinho diferentes. A base de uma avaliação ayurvédica é o equilíbrio dos doshas.

Se você quiser entender mais sobre, leia mais em: os 3 doshas e suas características.

Quando o terapeuta identifica o ou os doshas que estão em desequilíbrio, ele poderá traçar um plano terapêutico afim de trazer harmonia para os seus doshas e, consequentemente, para sua saúde.

Só depois desta avaliação é que o terapeuta será capaz de identificar se há a necessidade de incluir alguma erva no seu tratamento e indicar a erva mais adequada para o seu caso.

A erva escolhida será aquela para equilibrar o dosha que se encontra em desequilíbrio, ou seja, além de sabermos a função e ação das ervas no nosso corpo, é muito importante também que o terapeuta tenha conhecimento de como estas ervas atuam em cada dosha.

Existem ervas que pacificam (reduzem) o dosha Vata, outras pacificam o dosha Kapha e outras o dosha Pitta e ainda há ervas que equilibram os 3 doshas, ou seja, podem ser utilizada em desequilíbrios de qualquer um dos 3 doshas.

Um princípio muito importante de ser ter em mente é a potência da erva, pois isso é o que determinará a ação de cada erva em cada dosha.

Por exemplo: o dosha Pitta nos remete a calor, então uma pessoa com dosha Pitta em excesso deveria ingerir ervas de potência fria, como a hortelã.

Então, quando indicados uma erva dentro do Ayurveda olhamos para sua potência, ação nos doshas e sua ação no corpo. 

Fitoterapia no tratamento ayurvédico

A fitoterapia no ayurveda, quando recomendada, pode fazer maravilhas pela sua saúde, mas lembre-se que sozinha ela não faz milagres.

As ervas são aliadas do seu tratamento, mas o protagonista para você que busca mais saúde são suas escolhas diárias e seus hábitos de vida.

Quando indicadas dentro de um tratamento, elas podem trazer diversos benefícios, como:

  • equilibram seus doshas, trazendo mais harmonia para o corpo e a mente;
  • é uma forma de tratamento natural (isso não quer dizer que cada erva não possua sua contra-indicação);
  • podem auxiliar a melhorar sua imunidade;
  • algumas atuam não apenas no corpo, mas também na mente.

Principais ervas ayurvédicas

Agora vamos falar um pouquinho sobre as principais ervas ayurvédicas.

Ashwagandha 

Esta é uma erva muito utilizada no Ayurveda e é muito conhecida por ser adaptógena, ou seja, auxilia nosso corpo e mente a enfrentarem momentos de estresse.

É uma erva indicada para o desequilíbrio de qualquer um dos 3 doshas. Pode ser consumida em pó, comprimido ou extrato líquido.

As principais ações da ashwagandha são:

  • auxilia a melhorar a imunidade;
  • diminui o estresse e acalma o corpo;
  • ajuda na memória e cognição;
  • auxilia no sono;
  • atua na fertilidade feminina.

Brahmi

Também conhecido como Bacopa Monnieri, é uma erva ayurvédica bem tradicional muito usada para tratar distúrbios neurológicos.

Além disso, é considerada tridosha, atuando no desequilíbrio de qualquer um dos 3 doshas. Tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Dentre os benefícios do Brahmi podemos citar:

  • Funciona como um tônico cerebral;
  • Melhorar a memória, concentração e inteligência;
  • Melhorar a função do sistema nervoso;
  • Pode auxiliar nos sintomas do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

Shatavari

Shatavari é uma erva medicinal com propriedades antioxidantes devido à presença de saponinas.

É muito benéfico para aumentar a imunidade e tem uma atuação muito importante no sistema reprodutor feminino. É excelente para reduzir o excesso de dosha Pitta e Vata.

Dentre os benefícios do Shatavari podemos citar:

  • Auxilia a melhorar a imunidade;
  • Reduz inflamações;
  • Melhora a atividade do sistema reprodutor feminino;
  • Eficaz no alívio dos sintomas respiratórios.

Neem

O Neem é uma erva bem conhecida devido ao seu sabor bemmm amargo e por isso é muito benéfico para tratar desequilíbrios dos doshas Kapha e Pitta.

A palavra “Neem” é derivada do sânscrito Nimba – que significa o doador de boa saúde. Neem tem poderes de cura milagrosos usados ​​em vários distúrbios.

Os benefícios do neem são os seguintes:

  • Propriedades anti-sépticas, antimicrobianas e antifúngicas;
  • Potente purificador e desintoxicante do sangue;
  • Trate acne, eczema e doenças de pele;
  • Ajuda a reduzir a febre;
  • Ajuda a manter a higiene bucal e prevenir cáries dentárias, infecções.

Tulsi

É uma erva considerada sátivica, o que significa que é purificadora e promove clareza mental, paz e equilíbrio emocional. As folhas de Tulsi têm um sabor picante, amargo e adstringente, o que ajuda a equilibrar os doshas, principalmente Kapha e Vata.

Seus benefícios incluem:

  • Melhorar a resistência do corpo e fortalecer o sistema imunológico;
  • Alívio do Estresse, sendo considerada um adaptogênico que ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, equilibrando o sistema nervoso;
  • Ajuda a melhorar a digestão, aliviar problemas gastrointestinais e ajudar na absorção de nutrientes;
  • Ajuda e eliminar toxinas do corpo, agindo como um agente purificador;
  • Ajuda a aliviar problemas respiratórios, como resfriados, tosse e asma.

Triphala

A triphala é uma fórmula herbal amplamente usada na medicina ayurvédica. O nome “Triphala” deriva do sânscrito, onde “tri” significa três, e “phala” significa fruto.

Triphala é composta por uma combinação de três frutos diferentes, cada um com suas propriedades medicinais únicas ( amalaki, bibhitaki e haritaki).

Ela é descrita como um tônico tridoshico, o que significa que é considerada equilibradora para os três doshas (Vata, Pitta e Kapha). Ela é conhecida por uma série de benefícios à saúde, incluindo:

  • Digestão Saudável: usada para promover uma digestão saudável, aliviar a constipação e melhorar a absorção de nutrientes.
  • Desintoxicação: ajuda a eliminar toxinas do corpo, purificando o sistema digestivo e melhorando a saúde geral.
  • Saúde dos Olhos: ajuda a melhorar a saúde ocular e aliviar problemas oculares.
  • Rejuvenescimento: acredita-se que Triphala tenha propriedades rejuvenescedoras e possa contribuir para uma pele saudável.
  • Apoio ao Sistema Imunológico: amalaki, um dos componentes do Triphala, é rico em vitamina C, o que ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Guduchi

O Guduchi é conhecido por suas propriedades imunomoduladoras e adaptogênicas, o que significa que ajuda a equilibrar o sistema imunológico e a aumentar a resistência do corpo a várias condições.

Possui sabor amargo e potência fria, o que ajuda a equilibrar o dosha Pitta.

Aqui estão alguns benefícios do Guduchi:

  • Fortalecimento do Sistema Imunológico: conhecido por suas propriedades imunomoduladoras e é frequentemente usada para fortalecer o sistema imunológico, tornando o corpo mais resistente a infecções e doenças.
  • Desintoxicação: utilizado para eliminar toxinas do corpo e purificar o sistema sanguíneo, o que contribui para a saúde geral.
  • Tratamento de Febre: considerado uma erva antipirética e é usada tradicionalmente para reduzir a febre e aliviar sintomas relacionados.
  • Saúde Hepática: pode ser benéfico para melhorar a função hepática e tratar problemas hepáticos.
  • Redução de Inflamação: tem propriedades anti-inflamatórias e é usada para aliviar condições inflamatórias, como artrite.
  • Gerenciamento do Estresse: é um adaptogênico e pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, promovendo o equilíbrio mental

As ervas utilizadas no Ayurveda vão muitooo além destas que eu trouxe aqui.

E quando falamos de ervas no Ayurveda não podemos deixar de falar da cúrcuma e do gengibre, ambas super importantes e muito recomendadas, por auxiliarem na nossa digestão, na nossa imunidade e por serem anti-inflamatórias, além de auxiliarem em casos de dores, especialmente articulares.

Existe contraindicação na fitoterapia do ayurveda?

Cada erva possui ações específicas no nosso corpo, mas cada uma também possui suas contraindicações.

“Ahhhh…mas erva é natural, não vai fazer mal!”. Aíiii que você se engana meu bem.

Não é por ser natural, que não possa fazer mal para você.

Por isso, para indicarmos uma erva, fazemos uma avaliação bem detalhada da sua saúde e, por isso, é importante você falar para seu terapeuta todos os diagnósticos que você possui.

Além disso, muitas ervas não podem e não devem ser misturadas com alguns tipos de medicamentos.

Conclusão sobre Fitoterapia no Ayurveda

A fitoterapia dentro do Ayurveda é apenas uma fatia do bolo, mas quando somada às demais orientações, pode fazer maravilhas pela sua saúde.

Você precisa ter em mente que mudar seus hábitos e rotina é mais importante e traz mais resultados a longo prazo do que a fitoterapia, afinal, o uso de ervas é por um período.

Não utilize estas ervas sem uma orientação e acompanhamento de um profissional da saúde.
Ana do Ayurveda

Quer entender como a terapia ayurveda pode ajudar você a buscar o equilíbrio na sua saúde?

Agende uma consulta e vamos construir uma rotina ayurvédica ideal para você.

Clique aqui e saiba mais.