Ayurveda é um dos sistemas médicos tradicionais mais antigos do mundo. Tem origem na Índia e tem mais de 5 mil anos.

Pode ser considerada como a mãe da medicina, pois seus princípios foram a base para o desenvolvimento da medicina tradicional chinesa, árabe, romana e grega. 

A palavra Ayurveda tem origem no sânscrito, que significa Ayus: vida e Veda: ciência ou conhecimento.

É uma medicina que agrega princípios relativos à saúde do corpo físico e leva em consideração os campos energético, mental e espiritual.

O Ayurveda ou “ciência da vida” é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que o descreve sucintamente, reconhecendo sua utilização para prevenir e curar doenças, além de reconhecer que esta não é apenas um sistema terapêutico, mas também uma maneira de viver.

Continue lendo e entenda mais sobre o que é ayurveda.

Índice para te ajudar na leitura

O Ayurveda é uma medicina?

Sim! Como falei acima, é considerada a mãe da medicina por ter sido a base para as demais medicinas tradicionais que vieram posteriormente.

Na Índia, você faz uma graduação em medicina Ayurveda e se forma como médico ayurvédico (vaidya).

Mas aqui no Brasil, o Ayurveda é reconhecido pelo Ministério da Saúde, pela PORTARIA Nº 849, DE 27 DE MARÇO DE 2017 como uma prática integrativa e complementar.

Os cursos fornecidos aqui no Ocidente, são cursos para formar terapeutas ayurvédicos e não médicos ayurvédicos, o vaidya.

Qual é a diferença entre médico ayurvédico e terapeuta ayurvédico?

O médico ayurvédico (vaidya) tem que ter uma formação na Índia de aproximadamente 6 anos.

Uma formação de terapeuta é muito mais curta, variando entre cursos de 1 ano e meio, 2 ou 3 anos dependendo do formato.

Há muitos procedimentos e técnicas, que nós, como terapeutas, não somos capacitados e nem temos permissão para executar.

No entanto, podemos conduzir o paciente em diversas orientações seguindo os conceitos e os princípios da medicina ayurvédica, como: rotinas diárias, terapias corporais, indicações de chás e ervas fitoterápicas para tratamento, orientações alimentares, entre outras coisas.

Como funciona a terapia Ayurveda?

Este sistema médico aborda e enfatiza a prevenção e promoção de saúde através de hábitos de vida que nos aproximam do nosso equilíbrio integral como ser.

Nos ensina sobre a auto-observação, através da qual, podemos identificar pequenos desequilíbrios no nosso corpo que antecedem uma doença manifestada.

Também de acordo com o Ayurveda as doenças físicas ocorrem sobretudo devido a fatores externos, como alimentação e/ou exposição a agentes patogênicos.

E as doenças mentais são resultado de fatores internos como uso equivocado dos sentidos, dos diversos estímulos na nossa rotina e, também, devido ao acúmulo de emoções negativas.

Resumidamente, o ayurveda leva muito em consideração a interação entre o físico e o psicológico/emocional. 

De acordo com esta ciência, quando a doença se instala no corpo físico, esta já se encontra em estado avançado no campo energético, sendo que uma intervenção neste momento seria apenas para minimizar os efeitos.

Sistema médico ocidental convencional x Ayurveda

No sistema médico ocidental convencional, ao qual estamos acostumados, o tratamento inicia-se apenas quando a doença já está instalada no corpo, sendo necessário na maioria das vezes, recorrer a tratamentos mais agressivos e muitas vezes invasivos, como cirurgias, por exemplo.

O Ayurveda apresenta condutas diferentes do que estamos acostumados no Ocidente, pois ele inicia sua atuação ao menor sinal de desequilíbrio no nosso corpo, como por exemplo: cansaço em excesso, fadiga, sensação de peso, má digestão e mau funcionamento do intestino, entre outros sinais e sintomas.

A medicina indiana tem como principais objetivos preservar e promover a saúde, prevenir doenças e equilibrar a saúde de pessoas enfermas.

Atuação do Ayurveda

Outro ponto que deve ser destacado do Ayurveda é sua abordagem individualizada do paciente, desta forma, não foca apenas na doença.

Além disso, procura sempre a causa da doença ou desequilíbrio, que pode ser encontrada através da investigação da alimentação, estilo de vida e hábitos que a pessoa possui e que geram perturbações dos doshas.

Ou seja, o que pode ser ótimo para você como tratamento, pode ser péssimo para mim, devido às nossas diferentes constituições.

Além disso, esta ciência nos ensina que a causa dos diversos desequilíbrios ou doenças também pode ser explicada por um baixo poder digestivo (fogo digestivo ou agni), o que pode levar a formação de ama no corpo.

Ama pode ser entendido como tudo aquilo que não foi digerido. E o acúmulo de ama no corpo também leva a uma série de desequilíbrios ou doenças.

Terapias na medicina Ayurveda

Abaixo você encontra algumas das terapias que podem ser realizadas dentro de um tratamento ayurvédico aqui no Brasil:

  • Abhyanga (“massagem” com uso de óleos mornos específicos)
  • Dieta Equilibrada e Rotina Diária com base na medicina Ayurveda
  • Fitoterapia (tratamento com plantas medicinais)
  • Nasya (terapia nasal)
  • Shirodhara (fluxo contínuo de óleo morno derramado na testa)
  • Swedana (sudação)
  • Tarpana (envoltórios feitos de farinha ao redor dos olhos, preenchido por  ghee)
  • Udwarthana (massagem com pó de ervas)
  • Pinda Sweda (massagem com trouxinhas de arroz imersas em uma decocção de ervas com leite ou óleo morno)
  • Bastis (envoltório de farinha de trigo colocada sobre uma parte do corpo com óleo morno dentro)
Melhores sua saúde feminina com o Ayurveda

Massagem Ayurvédica

A maioria das pessoas chegam até o Ayurveda porque já ouviram falar da massagem Ayurvédica, e posso falar, que eu sou uma dessas pessoas também rs.

Mas uma coisa deve ficar clara: Ayurveda não se resume a massagem.

O Ayurveda é uma Medicina Tradicional e vai muito além da massagem.

Existe toda uma avaliação que busca entender as causas e raízes dos mais diversos desequilíbrios e muitas orientações durante o tratamento.

A massagem é apenas uma das diversas terapias dentro do Ayurveda.

Geralmente, utilizam-se óleos levemente aquecidos e estes óleos podem ser medicados (quando o óleo passa por um processo de cozimento com ervas específicas para cada caso, para que o paciente se beneficie das propriedades terapêuticas daquela erva).

Os 5 elementos no Ayurveda

Segundo o Ayurveda, toda a matéria animada e inanimada existente no Universo é composta por cinco grandes elementos (pancha mahabutas), que são eles: éter, ar, fogo, água e terra.

Os 5 elementos no Ayurveda

Entender que tudo no universo possui os cinco elementos é a base do entendimento do Ayurveda, pois esta informação será útil para avaliar qual alimento ou erva é mais indicado para uma pessoa, quais os cuidados em cada estação do ano temos que ter, entre outras situações de orientações sobre alimentação e estilo de vida que o paciente deverá seguir.

Por exemplo, uma pessoa que apresente excesso dos elementos éter e ar não deveria ingerir alimentos que tenham éter e ar em excesso na sua constituição. 

Os doshas no Ayurveda

Nos seres vivos, estes 5 elementos se combinam para formar os 3 elementos funcionais, conhecidos como doshas e são eles os doshas físicos: dosha Vata, dosha Pitta e dosha Kapha.

Os doshas no Ayurveda

É através da avaliação do equilíbrio ou desequilíbrio destes doshas que é possível entender a raiz dos diversos problemas na nossa saúde.

Além dos 3 doshas físicos, temos os 2 doshas mentais: Rajas e Tamas.

Estes doshas mentais são responsáveis pelos nossos diferentes estados mentais. Rajas está mais relacionado a agitação mental, enquanto Tamas está mais relacionado a inércia, embotamento e lentidão.

Para saber mais sobre os doshas, leia mais em: Os 3 doshas e o agni.

Como saber o meu dosha: teste do dosha

É muito comum eu ouvir a pergunta: “como faço para saber o meu dosha?”.

Talvez você não goste da minha resposta, mas a verdade é que: isso não importa.

Todos nós temos os três doshas no corpo, mas claro que em diferentes proporções. Então já começa que a sua pergunta está errada, afinal, você tem os três doshas.

É muito fácil encontrarmos diversos testes de doshas pela internet para você descobrir “qual é o seu dosha”, mas a verdade é que estes testes não dizem muita coisa.

Saber realmente quais os seus doshas predominantes é algo muito difícil e apenas médicos ayurvédicos muito bem treinados e com muita experiência podem te responder isso.

E vou te contar que durante minha formação, minha professora que já esteve na Índia diversas vezes nos relatou que um médico ayurvédico da Índia falou: “não importa saber a predominância do dosha da pessoa e sim saber detectar o desequilíbrio dela”.

Se um médico ayurvédico falou isso, quem sou eu para discordar.

Então, se você passar em consulta comigo, eu vou te decepcionar e não vou falar seus doshas predominantes, mas vou te falar qual é o seu desequilíbrio. 

Benefícios do Ayurveda

O Ayurveda consegue ter atuação em diversos tipos de desequilíbrios físicos, mentais e até emocionais.

Eu uso o termo desequilíbrios, porque não necessariamente você precisa ter uma doença para utilizar o Ayurveda no tratamento. 

Na verdade, quando a doença já está manifestada no corpo, seu poder de atuação acaba sendo mais limitado, em alguns casos, não sendo possível a cura, mas proporcionando mais qualidade de vida ao paciente.

Mas quais desequilíbrios o Ayurveda pode tratar?

Má digestão, cansaço excessivo, desânimo, alteração da fome ou qualquer alteração que você perceba no seu corpo físico e mental.

Desta forma, esta maravilhosa ferramenta terapêutica pode trazer inúmeros benefícios não só para nossa saúde individual, mas para a saúde a nível coletivo, devido o enfoque na prevenção das doenças, promoção de saúde e estilo de vida mais saudável e equilibrado.

Um dos benefícios do ayurveda é você poder tratar sintomas e sinais inespecíficos, que para a medicina convencional, muitas vezes não significa muita coisa e são considerados apenas sinais e sintomas inespecíficos.

Muitas vezes procuramos atendimento médico para determinadas queixas indefinidas, mas pode acontecer de não conseguirmos tratamento para nossa queixa, pois nossos exames encontram-se normais e estes sinais e sintomas não permitem nenhum diagnóstico. 

Estes sintomas inespecíficos, para o Ayurveda, podem ser os primeiros estágios antes da instalação da doença e quanto antes iniciarmos o tratamento, melhor será o resultado.

Além disso, tratar sintomas que não são específicos, pode significar que você esteja prevenindo alguma doença futura.

Outro benefício do Ayurveda são os tratamentos naturais, baseados em mudanças no estilo de vida, orientações alimentares e uso da fitoterapia para auxiliar os tratamentos.

Alimentação no Ayurveda

Algo muito importante dentro do Ayurveda é a alimentação e as orientações alimentares costumam ser a base dos tratamentos. 

Além da alimentação, damos enfoque para nossa capacidade digestiva. 

Para o Ayurveda, comer comida saudável é tão importante quanto você conseguir digerir aquilo que está comendo para se manter saudável.

Para saber mais sobre alimentação no Ayurveda leia mais em:

Dinacharya: como ter uma rotina ayurvédica

Outra coisa muito importante dentro do Ayurveda é a rotina, em sânscrito dinacharya.

Nós sempre trabalhamos com orientações voltadas para mudanças no estilo de vida e a rotina é algo extremamente importante na nossa saúde.

Existem diversas orientações de como seria uma rotina ideal dentro de Ayurveda, mas sempre que falo que temos que ajustar o ideal para o que é possível para nossa vida e nossa realidade.

Mas tenho certeza que algumas orientações você consegue colocar em prática na sua rotina, por serem coisas extremamente simples de serem feitas. Um exemplo é raspar a língua toda manhã.

Para entender mais sobre rotina no Ayurveda leia mais em: Dinacharya, a rotina diária no Ayurveda.

Por que raspar a língua Ayurveda?

Raspar a língua no Ayurveda é algo recomendado para se fazer diariamente, no período da manhã, antes de ingerir o café da manhã.

Isso porque quando acordamos, podemos observar uma camada branca e espessa sobre a língua, que dificilmente sai apenas escovando os dentes.

Esta saburra pode ser considerada como uma toxina e deve ser eliminada logo pela manhã, evitando assim sua ingestão e reabsorção pelo corpo.

Além de ser uma questão de higiene, isso também auxilia na nossa digestão.

Quem pode passar por uma consulta Ayurveda?

O Ayurveda é indicado para toda e qualquer pessoa que busque cuidar da sua saúde de maneira mais natural e procure cuidar do seu corpo físico e mental, de maneira mais integral.

Sempre lembrando que o tratamento convencional nunca deve ser deixado de lado, pelo fato de o Ayurveda ser considerado uma terapia integrativa e complementar, aqui no Brasil.

Como começar no Ayurveda?

Se você tem vontade de cuidar mais da sua saúde e se interessou pelo Ayurveda, o ideal é que você passe em uma avaliação para o terapeuta te guiar nas suas orientações iniciais.

Uma avaliação individualizada vai ser importante para você entender seus desequilíbrios e para que você seja guiado para reequilibrar seu corpo e mente de forma integrada.

Quanto custa uma consulta de Ayurveda?

O valor da consulta depende da região em que você mora e do profissional que irá te atender.

Para saber mais de como funciona a consulta ayurvédica e valores clique aqui.

Ana do Ayurveda

Quer entender como a terapia ayurveda pode ajudar você a buscar o equilíbrio na sua saúde?

Agende uma consulta e vamos construir uma rotina ayurvédica ideal para você.

Clique aqui e saiba mais.