A depressão é uma das doenças mentais mais comuns do mundo e afeta aproximadamente 300 milhões de pessoas. O diagnóstico da depressão é clínico e somente pode ser dado por um médico especialista, no caso, o psiquiatra.

As mulheres costumam ser as mais afetadas e os períodos mais susceptíveis de desenvolver a depressão é na adolescência, no pós-parto e na perimenopausa.

O tratamento da depressão, na maioria dos casos, inclui medicações prescritas pelo psiquiatra e psicoterapia, com psicólogo. Além disso, as Práticas Integrativas e Complementares (PICs), que como o próprio nome já diz são alternativas complementares (leia bem, não substitutas) ao tratamento indicado pelo psiquiatra, também auxiliam muito durante o tratamento.

Neste texto quero explorar uma das alternativas para quem busca de forma natural de potencializar o tratamento contra à depressão, em paralelo com o tratamento convencional.

Então, bora falar de coisa boa e entender a relevância do Ayurveda no combate à depressão.

Índice para te ajudar na leitura

Visão Ayurvédica sobre a depressão

Visão Ayurvédica da depressão

Sob uma visão do Ayurveda, a depressão geralmente ocorre devido a um agravamento do dosha Kapha, que causa tristeza, peso, estagnação, baixa energia e apatia.

Todas estas situações nos remetem ao dosha Kapha e, por isso, na maioria dos casos, ele encontra-se em desequilíbrio.

No entanto, apesar de o kapha ser o dosha mais associado à depressão, pode acontecer de os outros doshas como Vata e Pitta estarem também envolvidos e em desarmonia.

Abaixo comento cada um deles, mas primeiro é importante entender mais sobre os doshas.

O que são os doshas?

Eu sei que muita gente relaciona o vocabulário indiano (sânscrito) com esoterismos ou misticismos, mas na verdade é que muitas palavras em sânscrito não tem tradução direta para o nosso idioma.

Logo, para explicar assuntos da medicina ayurvédica usamos muitas terminologias como dosha, Kapha, Pitta, Ama, Agni entre outras. Dificulta, eu sei, mas para facilitar os estudos, montei esse glossário do Ayurveda clique aqui.

Se você nunca leu sobre o que são os doshas, é importante que tenha uma básica noção do seu significado dentro do Ayurveda e se quiser ler mais sobre os doshas, leia mais em: Os 3 doshas e suas características ou assista ao vídeo abaixo.

Dosha Kapha na depressão

A depressão quando tem grande envolvimento deste dosha apresenta-se com letargia, aumento de sono, falta de motivação, apatia e pode ser que ocorra a presença de ama

É o tipo mais comum de depressão e o de maior duração devido a natureza lenta de kapha. 

O que fazer para equilibrar o dosha kapha

Quando o dosha Kapha é o principal dosha envolvido na depressão, temos que pensar em uma alimentação e rotina que pacifique este dosha.

  • Inclua exercícios e atividade física na rotina;
  • Aumente a ingestão de vegetais frescos, de preferência cozidos;
  • Evite alimentos processados e açúcar;
  • Evite especialmente o álcool, por ser um depressor;
  • Consuma alimentos quentes e picantes;
  • Evite alimentos frios e crus;
  • Introduza especiarias picantes e ervas de potência quente no seu dia a dia, como gengibre e canela;
  • Estabeleça horários para suas atividades e seu dia a dia e mantenha uma rotina. 

Dosha Pitta na depressão 

Quando o dosha Pitta está mais agravado também pode gerar depressão, porém com características um pouco diferentes de quando Kapha está mais envolvido.

Neste caso, a pessoa permanece em um estado mais agitado e se destacam a frustração, raiva, irritabilidade e impulsividade. 

O que fazer para equilibrar o dosha pitta?

Quando o dosha Pitta é o principal dosha envolvido na depressão, temos que pensar em uma alimentação e rotina que pacifique este dosha, com princípios gerais de resfriamento e calmante.

  • Atividade física auxilia, desde que seja leve a moderada, nada extenuante;
  • Yoga restaurativa diariamente pode auxiliar muito, assim como a meditação;
  • Inclua na sua alimentação verduras, especialmente as amargas;
  • Aumente a alcalinidade do seu corpo através de bebidas verdes, saladas e vegetais frescos;
  • Dê preferência para alimentos refrescantes, como as frutas;
  • Evite comida picante e álcool;
  • Suco de aloe vera é muito bom para o controle de Pitta;
  • Com a ajuda do seu terapeuta, escolha a melhor erva refrescante para você.

Dosha Vata na depressão 

Quando o dosha Vata apresenta-se agravado e é a base da depressão, a pessoa pode sentir-se extremamente preocupada, ansiosa, agitada, inquieta e estressada. Pode até ser que seja diagnosticado também ansiedade, além da depressão.

O que fazer para equilibrar o dosha vata?

Quando o dosha Vata é o principal dosha envolvido na depressão, temos que pensar em uma alimentação e rotina que pacifique este dosha, com princípios gerais de aterramento, aquecimento e calma.

  • Yoga e meditação diariamente auxiliam muito;
  • Rotina e disciplina é algo extremamente importante para pessoas com desequilíbrio em Vata;
  • Aumente a ingestão de alimentos quentes, cozidos e nutritivos;
  • Evite alimento processados, industrializados e secos;
  • Reduza a ingestão de alimentos frios e crus;
  • Auto oleação diária com um óleo aquecedor, como o óleo de gergelim é muito benéfico nestes casos;
  • A camomila pode ser usada, devido seu efeito calmante, mas com cautela e em baixas doses, devido seu efeito secante, com risco de agravamento de Vata.

Fitoterapia no Ayurveda no combate à depressão

O açafrão ou cúrcuma é uma especiaria muito utilizada na Índia e no Ayurveda e é facilmente encontrada no Brasil e estudos mostram sua eficácia no tratamento da depressão.

Mas seu uso deve ser associado à pimenta preta, pois a piperina (encontrada na pimenta preta) potencializa a absorção da curcumina (presente na cúrcuma) e as duas especiarias associadas provocam efeitos antidepressivos superiores quando comparado com a administração do açafrão sozinho.

Lembrando que o uso excessivo tanto da cúrcuma quanto da pimenta preta podem agravar o dosha Vata e o dosha Pitta. Por isso é importante o acompanhamento com um terapeuta.

Algumas ervas também podem ser utilizadas para auxiliar no tratamento, como a ashwagandha, brahmi e guduchi. Mas sempre com a orientação de um profissional!

Falta de vitamina pode agravar a depressão?

fatal de vitamina pode agravar a depressão?

Você já ouviu falar da relação entre vitaminas e depressão? Pois é…

Uma deficiência de vitaminas do complexo B, por exemplo, pode levar a quadros depressivos. 

Um quadro de anemia também pode levar a um quadro depressivo, com desânimo e cansaço excessivo.

Pesquisadores descobriram que muitas pessoas que sofrem de depressão e transtornos de humor são deficientes em não apenas um, mas em vários nutrientes.

Por isso é sempre importante que você converse com seu médico e seu nutricionista para uma avaliação mais completa.

Depressão não é frescura!

A depressão é uma doença séria e por isso deve ser acompanhada por uma equipe multiprofissional.

O Ayurveda pode auxiliar muito no tratamento através das orientações no estilo de vida da pessoa e com a administração da fitoterapia, mas não deve substituir o tratamento convencional. 

Sempre é muito importante levar em consideração não apenas a parte mental e emocional, mas também a parte nutricional, já que deficiências nutricionais podem levar a depressão. 

Lembrem-se que os alimentos têm muito a nos oferecer, mas também é importante que nosso corpo seja capaz de digerir este alimento adequadamente.

Por isso, também é importante se atentar à sua capacidade digestiva.

Lembrando que para o Ayurveda, avaliar e tratar a nossa capacidade digestiva faz parte de qualquer tratamento.

Pare e reflita: se for detectado um déficit de vitaminas e seu médico ou nutricionista te indiquem uma suplementação, o que adiante se seu corpo não está conseguindo digerir e absorver os nutrientes? Entendem a importância da capacidade digestiva em qualquer situação?

Além de cuidar da sua digestão é de extrema importância observar o que você está comendo, afinal os alimentos influenciam não apenas o nosso corpo físico, mas também a nossa mente.

O café não nos deixa ligados e acordados? E o chá de camomila não nos acalma? Então…este é o poder da nossa alimentação no nosso humor, ânimo, etc.

Para ler mais sobre a influência da nossa alimentação leia mais em: O poder dos alimentos na nossa disposição ou assista ao vídeo abaixo.

Concluindo

O Ayurveda pode sim auxiliar muito em casos de depressão, com orientações relacionadas à alimentação, mudança no estilo de vida, fitoterapia e técnicas corporais utilizadas no Ayurveda.

Mas lembrem-se que o Ayurveda deve andar em paralelo com o tratamento convencional.

Ana do Ayurveda

Quer entender como a terapia ayurveda pode ajudar você a buscar o equilíbrio na sua saúde?

Agende uma consulta e vamos construir uma rotina ayurvédica ideal para você.

Clique aqui e saiba mais.