Semelhante aos pontos descritos na medicina chinesa, os pontos marma são locais específicos do corpo onde nossas energias mentais e físicas podem ser acessadas, ajustadas ou redirecionadas.
Os pontos marma são utilizados na medicina ayurvédica para promover a comunicação entre corpo e mente e conectam o corpo energético com o corpo físico, mantendo e coordenando atividades funcionais e transmitindo energia de cura entre os órgãos e tecidos.
Existem 108 pontos marma no nosso corpo e eles são encontrados onde tendões, ossos, músculos, articulações, veias, nervos e outros tecidos se encontram.
Esta terapia tem o objetivo de limpar a estagnação nos pontos de energia vital, aumentando a vitalidade nas partes correspondentes do corpo.
Como estes pontos são locais por onde a força vital entra no nosso corpo, seu potencial para harmonizar os aspectos físicos e mentais é muito grande.
Dentre os benefícios da terapia marma, podemos citar:
- aumenta imunidade;
- limpa os bloqueios emocionais;
- aumenta o nível de energia;
- promove o alívio de dor;
- melhora a digestão;
- melhora o sono;
- equilibra os doshas, entre outros benefícios.
Acredita-se que a terapia com os pontos marma tenha sido a base para terapias pontuais posteriores, como a acupuntura e a reflexologia.
O umbigo é um importante ponto marma
O umbigo é um importante ponto marma, pois é o primeiro ponto de contato com a nossa mãe e é através dele que conseguimos todos os nutrientes necessários para nosso crescimento e desenvolvimento. Além disso, nosso umbigo possui diversas terminações nervosas.
Esta específica região do nosso corpo pode ajudar a promover uma melhor digestão, estimulação mental e circulação.
Além disso, acredita-se que o umbigo tenha uma camada mais fina de músculo entre o nervo vago e nossa área externa, quando comparado com outras áreas que estejam ligadas a esta relevante via de nervos.
Por isso, especula-se que o umbigo seria o local mais eficaz para provocar algum efeito no nervo vago, que quando estimulado ativa o sistema nervoso parassimpático, relacionado com o descanso e digestão, provocando efeitos calmantes no nosso corpo.
De acordo com o Ayurveda, nosso umbigo é um dos locais de Pitta e por sua proximidade com o sistema digestivo, está muito relacionado também com a nossa capacidade digestiva.
Devido à sua importância, é muito relevante que nós possamos dar a devida atenção ao nosso umbigo.
É importante mantê-lo sempre limpo e higienizá-lo com água e sabão durante o banho.
Por ser um ponto marma de grande relevância, também é recomendado que a gente realize massagem bem suave nesta região, de maneira a estimular todos os nervos locais.
Outra prática também recomendada pelo Ayurveda é aplicar óleo morno na região do umbigo, isso ajuda a acalmar o dosha Vata quando agravado.
Benefícios de passar óleo no umbigo
O óleo mais recomendado e comumente utilizado é o óleo de gergelim prensado a frio, mas você também pode utilizar outro tipo de óleo, dependendo da orientação do seu terapeuta.
Você deve aquecer este óleo levemente e pode simplesmente colocar um pouquinho deste óleo no seu umbigo, enquanto permanece na posição deitada. Pode permanecer uns 15 a 20 minutos com o óleo e então retirá-lo.
Ou você pode utilizar o óleo simplesmente para massagear a seu umbigo, por cerca de 2 minutinhos.
Algumas das vantagens desta prática:
- auxilia a reduzir a dor abdominal;
- passar óleo no umbigo regularmente melhora a saúde do estômago, prevenindo a indigestão;
- auxilia a remover sujeiras do umbigo;
- auxilia a reduzir a cólica menstrual;
- auxilia a reduzir dores articulares.
Dê mais atenção a esta parte do seu corpo, que é tão ignorada por nós.
Jogue um oleozinho morninho ou simplesmente o massageie e sinta os efeitos!
Quer entender como a terapia ayurveda pode ajudar você a buscar o equilíbrio na sua saúde?
Agende uma consulta e vamos construir uma rotina ayurvédica ideal para você.
Fonte:
www.ayurvedasg.com/nabhi-chikitsa-for-healing