Eu fui uma mulher que durante muito tempo acreditou que precisava tomar anticoncepcional para ter um ciclo menstrual regular.

Demorei para descobrir que, na verdade, aquele sangue que descia mensalmente com o uso do anticoncepcional não era bem a minha menstruação e nem aquele era meu ciclo real. Na verdade ele é chamado de sangramento por privação.

Depois que comecei meu curso em Ayurveda, muita coisa mudou na minha vida e parar de tomar anticoncepcional foi uma delas.

Mas aí veio a dúvida se realmente eu conseguiria menstruar de forma natural todo mês sem tomar aquelas pílulas que havia tomado por mais de 15 anos. 

Durante a minha formação como terapeuta ayurvédica, mudei bastante minha alimentação (para melhor, claro!) e, revi alguns hábitos da minha rotina.

Quando a gente decide mudar algumas coisas na nossa vida e, essas mesmo sendo simples e óbvias, o progresso é notório.

E, a primeira delas, foi os meus hábitos alimentares que em um curto prazo trouxeram bons frutos, sendo o mais evidente, uma menstruação mensal e regular de forma natural.

Você deve estar se perguntado…Mas ela teve acompanhamento com ginecologista? A resposta é sim, no entanto não tinha nada clínico que justificasse a ausência da minha menstruação.

E esse resultado me deixava incomodada, porque eu não tinha uma explicação do porquê minha menstruação era tão irregular.

Para minha alegria, o Ayurveda me trouxe a resposta depois de mais de 15 anos.

Quando você estuda e tem contato teórico a respeito de determinados assuntos é uma coisa, mas você vivenciar no seu corpo é algo muito mais encantador.

E para mim, poder ver no meu próprio corpo o impacto e o peso da alimentação na minha saúde foi algo incrível.

Por isso eu insisto tanto em mudança nos hábitos de vida, porque elas realmente fazem a diferença e elas são a chave para a mudança que tanto procuramos, mas que muitas vezes procuramos em lugares errados.

Regular o ciclo menstrual de forma natural com Ayurveda

Primeiro, é importante entender a visão da Medicina Tradicional da Índia, o Ayurveda, sobre a nossa menstruação. Para isso recomendo a leitura de outro texto do blog, leia em: O ciclo menstrual no Ayurveda.

De forma resumida, o ayurveda leva em consideração o equilíbrio entre mente, corpo e emoções para nossa saúde física, que também necessita do equilíbrio dos três doshas para a sua manutenção.

Uma coisa que amo na medicina indiana é que todo e qualquer sintoma que a gente apresenta deve ser levado a sério, pois isso nos mostra algum desequilíbrio que está ocorrendo no nosso corpo.

Se este desequilíbrio for detectado e tratado precocemente, podemos até evitar uma possível doença na sua forma mais crônica.

Isso porque, para o Ayurveda, a doença se instala no nosso corpo físico ao longo de seis estágios e tratar um pequenino desequilíbrio significa evitar uma possível doença. 

Então, olhando sob uma perspectiva ayurvédica, um ciclo menstrual irregular nos mostra uma desarmonia, que PODE e DEVE ser tratado.

Sempre falo que a nossa menstruação é como se fosse um termômetro para avaliar, de uma maneira bem geral, como está a nossa saúde. Isso porque desequilíbrios na nossa menstruação são pistas de dissimetria na nossa saúde geral.

De uma maneira genérica, quando há sinais de desconformidade relacionado com a nossa menstruação, pode-se arriscar uma variância do dosha Vata, pois este dosha é responsável pela descida do nosso sangue menstrual. No entanto, é importante que cada caso seja avaliado individualmente.

O dosha Vata é um dosha que se desarmonia bem facilmente e ele normalmente é perturbado quando:

  • há uma alimentação inadequada, muito seca, com excesso de alimentos industrializados, processados, congelados e crus;
  • não há uma rotina na sua vida e os horários das suas refeições e tarefas não são organizados;
  • há supressão das urgência naturais, como fezes e urina;
  • há muito estresse, ansiedade e preocupação excessiva na sua vida.

Por isso, se você tem o ciclo menstrual irregular, possivelmente você esteja com seu dosha Vata agravado.

Vale reforçar que antes de procurar tratamento ayurvédico é fundamental ter passado com um ginecologista. Saiba que o Ayurveda é uma das Práticas Integrativas e Complementares (PICS) que são institucionalizadas pelo SUS, mas não tem a função de substituir a medicina ocidental.

Ana Claudia – Fisioterapeuta e Terapeuta Ayurvédica
Melhores sua saúde feminina com o Ayurveda

Estresse afeta o ciclo menstrual?

Você já parou para pensar que o seu estresse influencia e muito no seu ciclo menstrual? Se nunca parou para pensar, então este é o momento.

Estudos já mostraram que o estresse influencia nos sintomas e na gravidade dos sintomas pré-menstruais e durante a menstruação.

Mas o estresse também está associado a irregularidades no ciclo menstrual.

Pare um pouquinho e reflita: já aconteceu de você estar muito estressada ou ansiosa com determinada situação e sua menstruação atrasar? Pois é! Lembre-se que mente, emoções e corpo estão conectados!

Por isso, cuidar da sua saúde feminina também significa cuidar da sua saúde emocional e mental.

Leia: Estresse psicossocial e o clico menstrual

Importância da alimentação no ciclo menstrual

A alimentação também tem papel muito importante se você almeja ter um ciclo menstrual de forma natural. Posso dizer isso como prova viva da minha experiência pessoal.

Mass se gosta da resposta da ciência, estudos também mostram a influência da nossa alimentação tanto nos sintomas pré-menstruais, como na regularidade da nossa menstruação.

Como você quer que seu corpo funcione adequadamente a base de comida industrializada, processada e cheia de açúcar e conservantes? Um pouco difícil né.

Leia: Problemas atuais da ingestão de alimentos em mulheres jovens no Japão: sua influência na função reprodutiva feminina.

Leia: O consumo de fast food juntamente com o status socioeconômico, estresse, exercícios e duração do sono estão associados a irregularidades menstruais em adolescentes coreanos: Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição da Coreia 2009-2013

Leia: Associação de dieta e estilo de vida ocidentais com diminuição da fertilidade

Como o Ayurveda pode te ajudar a ter uma menstruação natural?

Como regular o ciclo menstrual de forma natural

Como podemos ver, se você tem o objetivo de ter um seu ciclo menstrual de forma natural, você deve se cuidar por inteira.

Isso é saúde integral. 

O terapeuta ayurvédico avaliará qual ou quais doshas estão em desequilíbrio em você e então fará um plano terapêutico contendo orientações, não só da alimentação, mas também da sua rotina e de seus hábitos de vida.

Caso ache necessário, também poderá recomendar alguma erva da fitoterapia para auxiliar no tratamento.

Mas o grande diferencial na sua vida vai ser sua mudança no estilo de vida.  

De uma forma geral, se você quer regular a sua menstruação de forma natural, atente-se a isso:

  • suas emoções: aprenda a manejar e cuidar das suas emoções e cuidado com o seu estresse;
  • atente-se para a qualidade do seu sono;
  • atente-se para sua alimentação: evite comidas industrializadas e processadas e prefira alimentos frescos e naturais;
  • busque ter uma rotina equilibrada na sua vida.

As irregularidades no ciclo menstrual podem ter diversas causas e por isso é tão importante uma avaliação individualizada, assim como um plano terapêutico individualizado.

Além disso, reforço também que é sempre importante uma avaliação médica para descartar qualquer doença de base. O tratamento ayurvédico não substitui o tratamento médico, mas anda em paralelo com ele.

Resumindo todo este texto em uma única frase: se quiser melhorar e regular sua menstruação de forma natural, visualize e cuide da sua saúde por completo, ou seja, coma bem, pratique atividade física, durma bem e cuide das suas emoções.

Pode parecer difícil, mas é mais fácil do que você imagina.

Ana do Ayurveda

Quer entender como a terapia ayurveda pode ajudar você a buscar o equilíbrio na sua saúde?

Agende uma consulta e vamos construir uma rotina ayurvédica ideal para você.

Clique aqui e saiba mais.

Fontes:

https://search.informit.org/doi/abs/10.3316/INFORMIT.898679594324045

https://www.cambridge.org/core/journals/journal-of-biosocial-science/article/abs/psychosocial-stress-and-the-menstrual-cycle/3748D1986DB3B40153AE9515849892A9

https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.3109/07853899708999339

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29699189/

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25673548/