Para quem já conhece um pouquinho de Ayurveda, sabe que para esta ciência milenar, a nossa digestão tem um papel fundamental na nossa saúde e na nossa imunidade.

Aqui no Ocidente é muito comum escutarmos: você é aquilo que você come. Mas para o Ayurveda você é aquilo que você consegue digerir.

Vamos pensar na seguinte situação: uma pessoa tem uma alimentação super balanceada, com a presença de muitos legumes, verduras, frutas e mínimo consumo de produtos industrializados. Para o mundo ocidental, esta pessoa está com a saúde ótima, pois come de uma maneira saudável.

Mas se esta mesma pessoa, que come super saudável, não possuir uma capacidade de digestão boa, ou seja, se ela não consegue digerir de maneira adequada todo o alimento que ela consome, então este alimento super saudável não estará sendo totalmente aproveitado pelos tecidos do corpo e isso pode gerar uma doença a longo prazo. 

Importância da digestão

Os nossos tecidos são formados a partir dos nutrientes provenientes dos alimentos e para haver esta transformação de alimentos em nutriente, este alimentos devem passar por um processo de digestão.

Se nosso sistema digestivo, por algum motivo, não consegue realizar este processo de maneira eficaz, então o nosso corpo não terá a quantidade adequada de nutrientes para manter o corpo bem e saudável.

Fez sentido para você?

Por isso que no Ayurveda, antes de olharmos para a doença em si, olhamos a causa e a raiz desta doença, que está em uma capacidade de digestão ruim. 

Por isso que a capacidade digestiva é tão importante!!!

Ayurveda e a importância da digestão

Para o Ayurveda a base do tratamento é melhorar a capacidade digestiva do paciente, independente do que ele tenha. Se tratarmos apenas os sintomas sem tratar a base e a raiz do problema, então o tratamento não será eficiente.

Estaremos apenas mascarando os sintomas por um curto período de tempo. 

A importância do funcionamento adequado do sistema digestivo para nossa saúde é comprovada pelos estudos da medicina moderna, mas o Ayurveda já percebia isso há mais de 5 mil anos.

Leia mais: Alimentação Ayurvédica: introdução para iniciantes.

Relação do sistema imunológico e intestino

A ciência moderna nos mostra que cerca de 70% do nosso sistema imunológico está localizado no nosso intestino e, por isso, nos atentar ao que ingerimos durante nossas refeições é tão importante. Afinal, os alimentos têm influência direta no funcionamento do nosso intestino. 

Por isso, para você manter e melhorar sua saúde, deveria se atentar mais ao funcionamento da sua digestão e do seu intestino.

Esta capacidade de digestão que estamos falando, no Ayurveda chamamos de agni ou fogo digestivo. 

Como melhorar nossa digestão?

Existem diversas situações que devemos evitar se quisermos manter o nosso fogo digestivo em pleno funcionamento, como:

  • evite consumir líquidos gelados, incluindo água;
  • evite consumo de sorvetes;
  • evite comer mais do que seu corpo precisa;
  • coma apenas quando você sentir fome, pois quando sentimos fome de verdade significa que nosso corpo já realizou a digestão da refeição anterior;
  • evite consumir muito líquido perto do horário da refeição ou mesmo durante a refeição. 

Outras dicas para melhorar o funcionamento da digestão e dos intestinos:

  • atente-se para os alimentos que você ingere e evite tudo o que for processado: os alimentos processados contém muitos adoçantes artificiais e aditivos, que atrapalham a nossa digestão;
  • atente-se a ingestão adequada de água ao longo do dia: beber pouca água pode favorecer para você ter constipação;
  • cuide da sua saúde mental e emocional: alterações emocionais e mentais, como ansiedade excessiva, estresse, podem atrapalhar o funcionamento do nosso processo digestivo e influenciam também nossa imunidade;
  • pratique uma atividade física: mexer o corpo auxilia também nos movimentos intestinais, facilitando assim o funcionamento dos intestinos.

Relação das alterações gastrointestinal e a dor 

E se eu te falar que a ciência tem visto cada vez mais relação entre distúrbios gastrointestinais e dores? Pois é…acredite se quiser.

Muitos estudos já têm demonstrado que pacientes que possuem fibromialgia, uma condição dolorosa crônica, tendem a apresentar mais problemas gastrointestinais, na maioria das vezes relatando constipação. 

Alguns estudos também têm avaliado a presença de distúrbios gastrointestinais e a ocorrência de dores de cabeça ou cefaleias.

Um estudo verificou que mulheres com cefaleia tensional apresentam mais constipação, enquanto outra pesquisa mostrou que pessoas que apresentam sintomas gastrointestinais regularmente apresentam maior prevalência de dores de cabeça, quando comparadas com aquelas que não apresentam sintomas gastrointestinais.  

Use especiarias nas suas refeições

Existem muitas especiarias e ervas que podem te auxiliar no processo digestivo.

Claro que a especiaria ou a erva sozinha não faz milagre e você deve se atentar a todas as situações que já mencionei acima para ter uma melhor digestão.

Quando pensamos em indigestão, podemos ter 3 tipos.

Dependendo do tipo de indigestão, um determinado tipo de erva poderá ser usado.

Mas de uma maneira geral, o funcho, coentro e cominho é um trio muito indicado para melhorar a digestão.

Os 3 equilibram os 3 doshas, ou seja, podem ser usados em qualquer tipo de indigestão.

Agora se o problema for uma digestão lenta, demorada, com sensação de gases ou estufamento, ervas de potência quente são indicadas, como gengibre, açafrão e pimenta preta.

Mas se o problema for uma sensação de queimação e azia, ervas de potência fria devem ser usadas, para pacificar o dosha Pitta. As folhas do coentro são excelentes, assim como a hortelã e, nestes casos, devem ser evitadas as especiarias picantes.

Quer saber mais sobre indigestão na visão do Ayurveda? Tem um texto aqui no blog falando mais sobre este assunto: Indigestão no Ayurveda: tipos, causas e o que fazer

Conclusão

O Ayurveda já falava sobre a importância da nossa digestão há milhares de anos e, atualmente, a ciência vem nos mostrando esta relação entre digestão e saúde.

O melhor “tratamento” para qualquer doença é a prevenção. E se você quiser prevenir doenças comece se preocupando mais com a sua digestão e o funcionamento do seu intestino.

Isso com certeza te proporcionará mais qualidade de vida.

Ana do Ayurveda

Quer entender como a terapia ayurveda pode ajudar você a buscar o equilíbrio na sua saúde?

Agende uma consulta e vamos construir uma rotina ayurvédica ideal para você.

Clique aqui e saiba mais.