As alergias de pele são muito comuns e acredito que você já tenha passado por isso em algum momento da sua vida. 

Segundo a OMS, cerca de 40% da população mundial sofre com algum tipo de alergia. 

A alergia de pele é uma resposta inflamatória, que pode ocasionar coceira, dor e vermelhidão. É um reflexo de resposta do sistema imunológico a uma possível ameaça ao corpo ou algo que o corpo identifique como uma possível ameaça.

Índice para te ajudar na leitura

Os tipos mais comuns de alergias de pele

Urticárias

São lesões na pele, inchaço e muita coceira. Suas causas são variáveis, podendo ser devidas entre as picadas de insetos, a luz ou aos produtos químicos e aos medicamentos.

Dermatite atópica

É a condição mais crônica, que geralmente está associada as alergias alimentares e as rinites alérgicas, sendo que os sintomas mais comuns são de pele ressecada com vermelhidão e coceira.

Como o Ayurveda avalia as alergias na pele?

Se você já leu outros textos do blog já deve imaginar que vou falar dos três doshas, certo?

Para o Ayurveda, todo e qualquer desequilíbrio no nosso corpo pode ser explicado e avaliado através dos três doshas. No caso das alergias de pele não é diferente e geralmente os três doshas costumam estar envolvidos.

No caso do desequilíbrio do dosha Vata, a pele apresenta-se muito seca, com fissuras e rachaduras, podendo apresentar dor no local.

Já no caso de desequilíbrio de Pitta, a pele pode ficar bem avermelhada com inflamação local e com sensação de queimação.

Já no desequilíbrio de kapha, a coceira prevalece, podendo haver certo inchaço no local.

Em uma avaliação ayurvédica é importante uma avaliação não apenas do local da alergia, mas uma avaliação global do paciente, afinal, a pele é o maior órgão do nosso corpo e seu desequilíbrio pode nos revelar como está a saúde geral do paciente.

Sempre é importante avaliar como está a capacidade digestiva ou agni e se há a presença de ama. Lembrem-se que para o Ayurveda uma baixa capacidade de digestão pode resultar em diversas doenças.

Causas de alergias na pele de acordo com o Ayurveda

De acordo com o Ayurveda, algumas possíveis causas de alergias de pele são:

  • mistura de comidas e bebidas incompatíveis, como exemplo: carne com leite e seus derivados, comer diferentes tipos de carne em uma mesma refeição, leite com frutas, açúcar com sal, entre outras combinações;
  • ingestão excessiva de líquidos, principalmente gelados que podem reduzir a capacidade digestiva e permitir a formação e acúmulo de ama;
  • excesso de comida gordurosa e pesada;
  • comer sem fome e antes da refeição anterior ter sido digerida.

Influência do emocional com as alergias de pele

Como no Ayurveda a abordagem é integral, não podemos nos esquecer da parte emocional.

Grande parte das desordens de pele tem relação com questões emocionais, por isso também é muito importante avaliar e levar em consideração o contexto emocional presente.

Ervas para cuidados com a pele

Eu não poderia deixar de falar sobre as plantinhas que podem auxiliar muito no tratamento de alergias de pele.

Tulsi

Tulsi ou manjericão sagrado, é uma erva indiana que é muito utilizada no Ayurveda devido seus inúmeros benefícios para a saúde, por isso é conhecida como a “rainha das ervas”.  Suas folhas têm qualidades anti-inflamatórias, antibióticas, antifúngicas e anti-alérgicas e por isso tem ótimos resultados no tratamento de alergias e inflamações de pele. 

Neem

O neem é outra planta asiática utilizada há milhares de anos e muito recomendada pelo Ayurveda.

Ajuda a proteger a pele de fungos e bactérias, auxilia na cicatrização rápida de acnes, espinhas e eczemas.

Cúrcuma ou açafrão-da-terra

A cúrcuma tem papel muito importante no Ayurveda. Ela tem diversas ações benéficas para nossa saúde, sendo que suas qualidade antialérgicas e anti-inflamatórias são as que mais beneficiam em casos de alergias de pele.    

Triphala

A triphala também é muito utilizada na Índia e no Ayurveda e é composta por 3 frutinhas (amalaki, haritaki e bibhitaki). Ela é tridosha e tem muitas ações no nosso corpo, como em problemas gastrointestinais, redução do estresse, mas também atua auxiliando no tratamento de questões de pele. 

Lembrando sempre que a forma de uso de cada erva deve ser orientada e acompanhada por um terapeuta. 

Consumo de leite e derivados

Se você possui alguma alergia de pele também deveria reduzir, o quanto for possível, o seu consumo de leite e seus derivados.

Muitos estudos mostram que o consumo exagerado de lácteos, no geral, pode levar a desordens não apenas na pele, mas também alergias no sistema respiratório como rinites e sinusites.

Por isso, se você sofre com alergias de pele, atente-se muito ao consumir lácteos, afinal, são alimentos bem inflamatórios. 

Eu pensando no meu cafézinho com leite, no pãozinho com requeijão e queijo e no meu iogurte de todo dia:

Concluindo

Como podemos perceber, a nossa pele reflete muito da nossa saúde, afinal, é o maior órgão do corpo humano.

Nem sempre é tão simples tratarmos alguma questão de pele, principalmente em casos crônicos, mas sempre é possível. Mas para isso, comprometimento e algumas mudanças devem acontecer.

Com o Ayurveda, aprendi muito sobre auto observação e que atrás de cada alteração no nosso corpo há uma mensagem para nos olharmos e nos cuidarmos com mais atenção e carinho.

Por isso, busque ajuda. Se observe. Se cuide. 

Cada escolha nossa tem uma consequência na nossa saúde.

Ana do Ayurveda

Quer entender como a terapia ayurveda pode ajudar você a buscar o equilíbrio na sua saúde?

Agende uma consulta e vamos construir uma rotina ayurvédica ideal para você.

Clique aqui e saiba mais.