Antes de comentarmos sobre o clima e a sua influência nos doshas, é importante falarmos sobre os 5 elementos que constituem o Universo.

Pois bem, absolutamente tudo no universo possui os 5 elementos: éter, ar, fogo, água e terra. Seja matéria animada ou inanimada.

Estes 5 elementos estão inclusive na formação do clima e das estações do ano.

Outra questão importante de entendermos é que cada elemento possui características e propriedades diferentes entre si.

Na tabela abaixo, podemos ver as características de cada elemento:

ÉterLeve, frio, sutil, seco, delicado e volátil.
ArÁspero, leve, frio, seco, sutil, seco, móvel e instável.
FogoLeve, quente, sutil, seco, picante e agudo.
Água Macio, líquido, frio, oleoso e escorregadio.
TerraDuro, frio, estável, pesado, denso, grosseiro e letárgico.
Os 5 elementos e suas características

Entendendo as características de cada elemento fica fácil deduzir, por exemplo, que em um dia mais frio e seco predominam os elementos ar e éter e, em um dia mais quente e úmido predominam o fogo e água.

Assim, podemos entender que o clima e as estações do ano também têm influência nos nossos doshas, podendo nos levar a desequilíbrios se não nos atentarmos.

Os ciclos da vida 

O Ayurveda nos ensina a observar os nossos ciclos internos e cada fase da nossa vida, pois cada momento necessita de cuidados diferentes.

Quando observamos a natureza, podemos observar que tudo nela é cíclico, como as estações do ano, por exemplo.

Nada é estático e imutável, tudo é cíclico e se transforma. Por sermos natureza, também possuímos nossos ciclos.

Buscar o equilíbrio em qualquer fase da nossa vida e realizar ajustes na nossa alimentação e rotina, a cada nova estação, é conhecido na medicina indiana como ritucharya.

Um exemplo simples destes ajustes que fazemos sem pensar muito é comer comidas mais refrescantes, usar roupas mais leves e permanecer em lugares mais arejados, em dias muito quentes.

E em dias frios, comemos uma comida mais pesada, mais quente, usamos roupas mais pesadas e preferimos ambientes mais quentes e aconchegantes.

Como o clima e as estações influenciam no equilíbrio dos nossos doshas, é importante saber qual dosha poderá estar mais agravado em cada situação, para assim, podermos realizar estes pequenos ajustes. 

Primavera 

Na primavera temos um acúmulo de kapha e isso pode refletir no nosso corpo através de alergias como rinite e sinusite, acúmulo de muco e secreções.

A nossa digestão (fogo digestivo = agni) não está tão potente como no inverno, por isso o ideal é uma alimentação um pouco mais leve, reduzindo a gordura, laticínios e derivados.

O ideal seria optar por alimentos e especiarias mais picantes, de sabor amargo e adstringente.

Chás de ervas de potência quente neste período são bem-vindos, como canela e gengibre.

Esta época do ano também nos convida a sairmos da inércia, com a prática de atividades físicas, podendo ser até mais intensas. 

Verão 

Já no verão, o nosso fogo digestivo ou capacidade de digestão é muito inferior quando comparado com o inverno.

Isto nos faz pensar em uma alimentação ainda mais leve do que na primavera.

Sabe aquela feijoada em pleno verão de 40 graus? Dificilmente ela vai cair bem e na verdade, a gente quase que instintivamente foge deste tipo de comida no verão e preferimos apreciá-los no inverno.

O verão traz muitas características de Pitta, devido ao calor e à intensidade do sol, com dias mais longos.

Mas também traz algumas características de Vata, como a secura do verão e mobilidade.

Desta forma, a alimentação deve ser mais leve, em menores quantidades para facilitar a digestão, alimentos mais frescos, sabores mais doces, amargos e adstringentes.

É um bom momento para ingerir laticínios e seus derivados.

Evite ingerir água gelada, pois isso reduz ainda mais o fogo digestivo, que nesta época está mais baixo.

A água deve ser fresca, em temperatura ambiente e podem ser adicionadas ervas de potência fria, como a hortelã, por exemplo, para deixar a água mais refrescante ainda.

O excesso de frutas e alimentos ácidos devem ser evitados, assim como o excesso de pimentas e alimentos picantes.

Outono

O outono é uma estação de transição para o inverno, com ventos mais frios e secos. Isto já nos leva a pensar que nesta estação do ano temos a tendência a aumentar o Vata em nosso corpo.

Por isso, nesta época do ano a nossa alimentação deve ser mais quente, untuosa, podendo ser um pouco mais pesada do que no verão, mais oleosa e úmida.

Chás nesta época do ano caem muito bem, principalmente os com ervas de potência quente como gengibre e canela.

Deve-se evitar alimentos frios, gelados, congelados e crus, dando preferência para alimentos bem cozidos.

Evitar se expor aos ventos gelados desta época do ano também é importante, principalmente, para as pessoas que apresentam Vata mais predominante em sua constituição. 

Como a natureza está em um ritmo mais leve e desacelerado, também deveríamos adotar este ritmo em nossas vidas.

Já as atividades físicas devem ser mais leves e menos intensas neste período. 

Inverno

No inverno, apesar da ausência de calor, relacionado com o elemento fogo na superfície da Terra, o nosso fogo digestivo está a pleno funcionamento e super forte.

Assim, nesta época do ano podemos, de uma forma geral, ingerir alimentos mais pesados do que nas outras épocas do ano.

Claro que isto vai depender muito de cada indivíduo e também deve-se entender se há algum desequilíbrio no corpo durante o inverno.

A alimentação e os cuidados devem seguir aqueles do outono, pois o inverno também apresenta aumento em Vata.

Dependendo da região que você mora, pode ser que ocorra uma aumento de Kapha, devido a umidade somada à temperatura fria.

Então, as pessoas que possuem mais predomínio de Kapha e moram em lugares mais úmidos devem evitar alimentos oleosos, gordurosos, doces, alimentos frios e crus e devem realizar atividades físicas mais intensas.

Já as pessoas com predomínio de Vata que moram em lugares mais secos, devem ingerir alimentos mais oleosos, quentes e evitar alimentos gelados, congelados, crus, alimentos secos e de sabor amargo e, a prática de atividade física deve ser mais leve.

Concluindo…

Uma coisa é fato! Realmente parece que não existem mais estações do ano, não é? Alguns dias parecem ter as 4 estações do ano e muitas vezes ficamos doentes com estas mudanças bruscas de temperatura. Quem nunca né?

Mas o importante é a gente tentar relacionar o clima com as alterações nos nossos doshas e tentar, na medida do possível, fazer estes ajustes na alimentação e na rotina diária. 

Acredito que algumas destas coisas, já fazemos, talvez, um pouco instintivamente.

Mas o importante é sabermos que mudamos sim com a mudança das estações, que nosso corpo se altera junto com as alterações da natureza e que viver respeitando os nossos ciclos é viver com mais equilíbrio e, consequentemente, com mais saúde.

Seja bem-vinda(o) ao cuidado da sua saúde de maneira integral, integrando mente, corpo e emoções.

Ana do Ayurveda

Quer entender como a terapia ayurveda pode ajudar você a buscar o equilíbrio na sua saúde?

Agende uma consulta e vamos construir uma rotina ayurvédica ideal para você.

Clique aqui e saiba mais.