Você já deve ter escutado por aí ou mesmo lido em algum lugar que a nossa menstruação tem muita relação com os ciclos da lua, certo?

Uma coisa é fato: a lua tem uma super influência sobre o planeta Terra e os seres que aqui habitam. Provas disso são as mudanças nas marés, influência no período reprodutivo e até comportamental de alguns animais e sua forte influência na agricultura. 

As fases da lua influenciam no ciclo menstrual: Mito ou Verdade?

Esta relação entre as mulheres e o ciclo lunar é difundida há milhares de anos, mas até então não havia muito estudo e comprovação científica sobre tal assunto.

Em janeiro deste ano, alguns autores realizaram um estudo que buscou entender se realmente existe alguma associação entre o ciclo lunar e o menstrual.

Neste estudo, eles mostram que os ciclos menstruais de mulheres com um período acima de 27 dias eram intermitentemente sincronizados com a luminância da Lua e/ou ciclos gravimétricos.

Além disso,  com a idade e com a exposição à luz noturna artificial, os ciclos menstruais encurtaram e perderam essa sincronia.

Eles ainda trazem a hipótese de que nos tempos antigos, o comportamento reprodutivo no ser humano poderia ser sincronizado com a Lua, mas nosso estilo de vida atual teria mudado a fisiologia reprodutiva e, também, o comportamento. (Fonte: https://www.science.org/doi/10.1126/sciadv.abe1358).

Leia também

Mulher de fases

Os ciclos físicos, que ocorrem todo mês com as mulheres, já são muito bem conhecidos e descritos e incluem a fase pré-ovulatória, ovulatória, pré-menstrual e menstrual.

Já as mudanças energéticas que ocorrem durante estas fases seriam reflexos das fases da lua, de acordo com a mitologia.

É como se cada mulher tivesse uma “lua interna” e passasse por todas as fases da lua, todo mês.

Como diria os Raimundos, “mulher de fases”, sim! Somos mulheres de fases.

Lua crescente 

Este momento está relacionado com a fase pré-ovulatória, que vai desde o final do fluxo menstrual até o início da ovulação.

Neste momento, as energias estão dinâmicas e irradiantes, assim como na primavera.

Nos sentimos mais livres, autoconfiantes, sociáveis, temos mais energia e disposição, principalmente para iniciar novos projetos.

É a fase do “mão na massa”. 

Lua cheia

Este momento corresponde à fase ovulatória.

Nesta fase, as energias estão mais intensas e radiantes, assim como a energia do verão.

Nos sentimos plenas, empoderadas, confiantes e com poder de sedução.

As energias estão muito relacionadas com as energias da maternidade, onde o amor, empatia e compaixão dominam.

Lua Minguante

Este momento corresponde à fase pré-menstrual, quando as energias estão mais interiorizadas.

Assim como a luz da lua diminui nesta fase, a mulher também tem uma redução na sua energia.

Nesta fase, nos encontramos mais criativas, inspiradas e talvez até mais ligadas a nossa espiritualidade, já que é uma fase mais voltada para o eu interior.

Lua Nova

A lua nova é a fase escura da lua e na mulher corresponde à fase menstrual, quando há um recolhimento das energias.

Olhamos para o céu e não vemos a lua e nós, mulheres, estamos também mais recolhidas, interiorizadas, dando continuidade ao processo de interiorização que se iniciou na fase anterior.

É um momento em que estamos com a intuição mais aguçada e mais ligadas a questões espirituais.

Por ser uma fase mais introspectiva, é um ótimo momento para descansar, rezar/meditar e refletir sobre a vida. 

Concluindo…

Para o Ayurveda, a menstruação é vista como um momento de purificação, onde o corpo e a mente se purificam e rejuvenescem a cada mês.

Robert Svoboda afirma que “uma mulher sábia trabalhará com a natureza para aproveitar essa limpeza natural mensal, para que ela e a natureza possam alcançar seus objetivos’’.

De fato, na fase menstrual a maioria das mulheres se sente mais cansada, precisando de descanso e às vezes não conseguindo levar o ritmo que estão acostumadas nas demais semanas.

Isso só nos mostra como nosso corpo é cíclico e possui diferentes energias e necessidades ao longo do mês.

Outro fato é que realmente acaba sendo muito difícil a gente conseguir respeitar as necessidades do nosso corpo feminino em uma sociedade onde o machismo e dinheiro/trabalho prevalecem.

Nós trabalhamos tanto quanto os homens, na verdade muito mais, pensando nas diversas jornadas que a mulher tem, mas a sociedade não leva em consideração que temos necessidades físicas e energéticas completamente diferentes dos homens.

Daí podemos entender o porque que as mulheres sofrem muito mais com dores crônicas, ansiedade e depressão do que os homens. 

Por isso é tão importante a gente tentar entender nossos ciclos e nossas necessidades ao longo dos meses e da vida. E tentar respeitá-los na medida do possível e dentro da sua realidade.

Afinal, a única pessoa que vai saber das suas reais necessidades é você mesma.

Ana do Ayurveda

Quer entender como a terapia ayurveda pode ajudar você a buscar o equilíbrio na sua saúde?

Agende uma consulta e vamos construir uma rotina ayurvédica ideal para você.

Clique aqui e saiba mais.