Leucorreia é o nome que se dá ao corrimento vaginal. Este corrimento é uma resposta fisiológica (normal) do corpo feminino e geralmente é de cor clara ou branca, podendo variar um pouquinho na quantidade e no aspecto, dependendo da fase do ciclo em que a mulher se encontra.
Porém, se existe algum processo inflamatório ou infeccioso, estas características podem mudar bastante.
Existem diversas causas para a leucorreia (diferentes tipos de infecções, gravidez, câncer, condições dermatológicas, dentre outras) e é sempre muito importante descartar qualquer processo infeccioso ou doença que possa estar associada com o corrimento.
E como a leucorreia é avaliada e tratada no Ayurveda? Vem ver então!
Visão Ayurvédica da leucorreia
Em uma visão ayurvédica, a leucorréia está relacionada com o distúrbio do dosha Kapha, pois quando pensamos em Kapha, pensamos em secreções no corpo.
Uma alimentação que não seja saudável, consumo de álcool, indigestões, digestão fraca e alterações emocionais podem ser uma das causas da leucorreia, segundo o Ayurveda.
Como o dosha Kapha está agravado, o tratamento consistiria em melhorar o agni (fogo digestivo), para auxiliar na limpeza das toxinas do organismo e utilizar ervas rejuvenescedoras para auxiliar a tonificar os órgãos reprodutivos.
Além disso, uma dieta e estilo de vida que pacifiquem o dosha Kapha no organismo também são necessários.
Dicas que podem ajudar na leucorreia
- Quiabo: os vegetais verdes são ricos em minerais e proteínas e podem te ajudar. Você pode ferver alguns pedaços de quiabo por no mínimo 20 minutos, depois coar esta água e beber como um tônico;
- Sementes de manga: deixe as sementes secarem e as transforme-as em pó moendo e adicione em sua comida ou misturando na água e beba;
- Sementes de coentro: ferver 10g de semente de coentro em 100 ml de água de noite e ingerir esta água pela manhã;
- Sementes de feno grego: deixe um pouco de semente (um pouco mais de uma colher) em um copo de água, de noite. Na manhã do dia seguinte, coe e tome esta água antes do café da manhã;
- Hibisco também auxilia no tratamento da leucorréia;
- Evite alimentos pesados, oleosos, fritos, picantes e ácidos e, bebidas como café e álcool;
- Aumente a ingestão de frutas, vegetais e saladas;
- Aumente a ingestão de água.
Estas dicas não substituem a avaliação e acompanhamento com um profissional capacitado.
Conclusão
Lembrem-se que as dicas são generalistas e não levam em consideração algo tão importante para o ayurveda, que é a individualidade do ser.
Este texto é para vocês conhecerem um pouquinho, bem pouquinho, da visão e atuação do Ayurveda na leucorreia.
Além disso, é muito importante sempre lembrar e frisar que o Ayurveda no Brasil é uma terapia complementar, ou seja, não substitui o tratamento médico convencional, mas sim, como o próprio nome diz, deve complementar o tratamento convencional que a mulher realiza com seu médico.
Sempre é muito importante descartar qualquer doença que possa estar ligada a esta situação.
Aprender a entender os sinais do corpo é o primeiro passo do seu tratamento e buscar avaliação de um profissional é o segundo.
Por isso, cuidem-se com responsabilidade!!!
Quer entender como a terapia ayurveda pode ajudar você a buscar o equilíbrio na sua saúde?
Agende uma consulta e vamos construir uma rotina ayurvédica ideal para você.