Há anos que a sociedade “impõe” um padrão de corpo, principalmente feminino, a ser seguido, com a barriga “chapada”, bumbum e seios grandes, fazendo com que a maioria das mulheres rejeitem seus corpos reais, além de estimulá-las a sempre estarem insatisfeitas e a buscarem tratamentos imediatistas e promessas milagrosas de um corpo perfeito.
A internet nos possibilita um acesso muito fácil e rápido a TODO tipo de informação, sejam elas boas, ruins, verdadeiras ou falsas.
E com o surgimento das redes sociais, as pessoas passaram a interagir, seguir e de certa forma “participar” da vida de pessoas que despertam algum tipo de interesse ou admiração.
Até aí, ok! Eu também sigo algumas pessoas as quais admiro e que são fonte de inspiração para mim, seja pessoalmente ou profissionalmente.
O problema é que eu vejo muitas pessoas querendo “copiar” uma vida ou melhor, um estilo de vida, que não se encaixa em nada no seu contexto de vida.
E uma coisa que tomou e ainda toma conta das redes sociais são as blogueiras fitness, que dão dicas de receitas milagrosas e exercícios físicos para manter o corpitcho em dia, mostrando sua rotina (muitas vezes, fora da realidade da grande maioria das pessoas) de treinos e dietas, o que acaba influenciando milhares de pessoas a quererem praticar o mesmo treino, o mesmo tipo de atividade física e a terem a mesma dieta.
Ayurveda e o respeito da sua individualidade
Uma coisa que sempre falo que o Ayurveda nos ensina é sobre a individualidade de cada ser.
E uma frase que sempre falo é: o que serve para ti, pode não servir para mim e o que serve para mim hoje, pode não servir mais amanhã.
Estamos em constante mudança. Ou seja, como uma dieta genérica, aleatória, pode funcionar para todas as pessoas do mundo? Impossível, não é?
E a consequência disso são pessoas que tentam fazer estas dietas, que possivelmente não funcionarão, e que ficam frustradas e deprimidas.
Dieta para emagrecer ou mudanças no estilo de vida
Quando as pessoas falam em dieta, vejo que elas querem fazer uma dieta de 3 meses no máximo e depois voltar para sua vida normal, comendo e fazendo (ou deixando de fazer) tudo errado.
E vamos falar a verdade, isso dificilmente terá um resultado bom a longo prazo.
O resultado a longo prazo vem com a mudança interna, com a mudança de hábitos, mudança na alimentação e no estilo de vida, que seja adequado para você e no contexto de vida no qual você está inserido.
Eu quando vejo vocês querendo fazer a dieta da blogueira fitness e esperando emagrecer em um mês:
Sobrepeso na visão do Ayurveda
Quando pensamos em aumento de peso corporal logo pensamos em aumento do dosha Kapha, pois ele é o responsável pela estrutura do nosso corpo.
Então, você deve estar pensando: então para eu emagrecer é só eu pensar em uma alimentação que reduza o meu dosha Kapha. E eu vou te responder: não é bem assim!!!
Em qualquer doença ou desequilíbrio temos que investigar as causas reais, as raízes dos nossos problemas. E muitas vezes vemos apenas a ponta do iceberg.
Sendo assim, um agravamento de Vata poderia levar a um ganho de peso excessivo? Sim, com toda certeza!!!
Vamos pensar em uma pessoa que tenha um trabalho muito agitado, que sempre esteja viajando, sem horário certos para suas refeições e que este trabalho lhe cause muito estresse e ansiedade.
Devido a ansiedade, ela acaba descontando tudo na comida e começa a apresentar um ganho de peso considerável.
A raiz do problema dela é o agravamento de Vata, que pode gerar um desequilíbrio de Kapha. Entendem? Por isso, sempre é muito importante a gente avaliar minuciosamente a vida, a rotina e as emoções do paciente.
E vamos pensar no caso desta mesma pessoa do exemplo, se ela tomar o ” suco da blogueira”, ele vai atingir seu objetivo de voltar ao seu peso? Não. Pois será necessária uma série de mudanças na rotina dessa pessoa, claro que dentro de suas possibilidades.
Nós, seres humanos, somos seres complexos e únicos e não podemos tratar tamanha complexidade e individualidade de uma forma tão superficial e genérica.
Cada caso é um caso.
Emocional x ganho de peso
O exemplo que mencionei ocorre com muitas pessoas.
Às vezes tudo começa com uma questão emocional (tristeza, depressão, ansiedade ou/e estresse) que pode levar ao ganho de peso, pois muitas vezes as pessoas acabam descontando na comida toda esta questão emocional que não foi ou não está sendo trabalhada.
E se não tratarmos a raiz, o resultado não será adequado a longo prazo.
Por isso, em uma avaliação ayurvédica, o terapeuta leva em consideração não apenas a alimentação e prática de atividade física, mas busca entender a rotina como um todo, sem deixar de avaliar aspectos emocionais, para tentar entender a real causa do ganho de peso.
Claro que existem algumas situações em que o ganho de peso pode ocorrer devido às alterações hormonais ou até mesmo uso de alguns medicamentos que levam ao aumento do peso, por isso, como sempre reforço, é muito importante uma avaliação médica para descartar qualquer doença de base.
Quer entender como a terapia ayurveda pode ajudar você a buscar o equilíbrio na sua saúde?
Agende uma consulta e vamos construir uma rotina ayurvédica ideal para você.
Concluindo
É muito importante as pessoas entenderem que elas possuem constituições diferentes umas das outras, por isso que não podemos nos comparar com outras pessoas: pessoas com constituições diferentes, apresentam corpos diferentes, temperamentos diferentes, vidas e contextos diferentes.
Uma pessoa que tenha o dosha kapha mais predominante na sua constituição dificilmente terá o mesmo corpo que uma pessoa que tenha o dosha Vata mais predominante na sua constituição.
E está tudo bem! Pois cada um é do jeito que é!
Gostou do artigo?
Comments
Leave a reply Cancelar resposta
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
[…] Compartilho mais sobre a minha visão sobre dietas ayurvédicas para emagrecer no post: Dietas para emagrecer funcionam? […]