Sentir ansiedade…quem nunca? Quem nunca sentiu-se ansioso para uma prova, um processo seletivo, para uma entrevista de emprego ou até mesmo para um primeiro encontro?
Todos nós já nos sentimos ansiosos diversas vezes na nossa vida e a ansiedade é considerada extremamente normal diante situações que possam nos provocar medo ou expectativa.
Mas há situações em que a ansiedade é desproporcional à situação, podendo gerar sofrimento e interferir nas atividades, na rotina e até nas relações interpessoais.
O transtorno de ansiedade é considerado um distúrbio de saúde mental que pode ser caracterizado por alguns sentimentos, como preocupação, ansiedade ou medo excessivos.
Estes sentimentos são persistentes e de difícil controle. Além disso, a pessoa pode apresentar: inquietação, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular e perturbação do sono.
Então vamos ver como o Ayurveda encara a ansiedade?
Visão Ayurvédica sobre a ansiedade
Para o ayurveda, a ansiedade é vista como um desequilíbrio e como todo e qualquer desequilíbrio pode ser entendida e avaliada através dos nossos doshas.
E neste caso, o desequilíbrio do dosha Vata seria o responsável por este transtorno.
Este dosha é formado principalmente pelos elementos ar e éter, que são leves e nos remetem a mobilidade. Desta forma, o dosha Vata está intimamente relacionado com os movimentos do nosso corpo e também da nossa mente.
Por isso, pessoas que possuem predominância de Vata em sua constituição costumam ser pessoas mais agitadas, tanto fisicamente quanto mentalmente.
O que fazer para controlar a ansiedade
Se o dosha Vata é o principal responsável pelo transtorno de ansiedade, o tratamento deve ser voltado para minimizar este dosha.
Para isso, prefira alimentos quentes e untuosos, com predominância dos sabores doce, salgado e azedo.
Evite alimentos processados, industrializados, secos, frios, congelados e de sabor amargo, principalmente.
Além disso, evite alimentos e bebidas estimulantes, como café, chá mate, chá verde, chá preto e evite bebidas gaseificadas, como os refrigerantes.
Café só prejudica sua ansiedade.
Eu:
A oleação do corpo é muito recomendada, pois é uma prática que pacifica o Vata agravado, podendo levar a um estado de relaxamento.
O ideal seriam práticas de atividades físicas mais leves e não tão intensas, pois como Vata é sinônimo de movimento, o excesso de atividade física também pode levar ao aumento de Vata.
A prática de yoga e meditação são muito recomendadas para acalmar a mente ansiosa.
Selecione tudo o que você consome. Tudo!!! Não apenas sua comida.
Tudo o que consumimos é digerido no nosso corpo e na nossa mente. Atente-se ao excesso de estímulos ao longo do seu dia e filtre informações e notícias.
Alimentando a mente
Quando pensamos em um desequilíbrio ou doença física, logo pensamos na necessidade de readequar nossa rotina de vida e hábitos alimentares, para que possamos reencontrar nosso equilíbrio.
Mas quando apresentamos um desequilíbrio mental/emocional não pensamos muito sobre alimentação.
Na verdade a gente acha que os alimentos nutrem apenas nosso corpo, mas acreditem se quiser, eles também nutrem a nossa mente.
Acredito que a maioria das pessoas já perceberam a influência da nossa mente no nosso corpo, ou seja, a saúde mental e emocional refletindo na nossa saúde física. Mas dificilmente percebemos que nosso corpo também influencia nossa mente, certo?
Exemplo simples: algumas atividades físicas, como a corrida, liberam alguns hormônios que nos trazem sensação de prazer e bem estar e tem gente que até vicia nestas atividades justamente devido esta agradável sensação. Ou seja, o corpo causando efeitos e agindo na mente. Um influencia o outro.
Como o corpo e a mente são muito conectados, a alimentação irá influenciar os dois também. A alimentação no Ayurveda é de extrema importância e para tratar desequilíbrios psicológicos ela não deve ser esquecida. Claro que apenas uma mudança na alimentação não será capaz de reverter este quadro, mas ela não pode ser ignorada.
O ideal é sempre uma alimentação sáttvica, que é baseada na presença de vegetais, para auxiliar na manutenção do equilíbrio e harmonia do corpo e da mente.
Leia também: O poder dos alimentos na nossa disposição
Vai um cházinho?
Os chás podem te ajudar muito para acalmar a agitação da mente de uma forma natural.
O chá de erva-doce age sobre o sistema nervoso e tem efeito levemente calmante.
O chá de erva-cidreira também tem atuação sobre o sistema nervoso e possui ação sedativa.
O famoso chá de camomila também é muito conhecido por ser efeito calmante, mas seu excesso pode aumentar Vata.
Estes são só exemplos simples de chás que costumamos ter em casa, mas existem ainda muitas outras opções de ervas que podem ser consumidas não apenas como chás, mas também na forma de cápsulas e até tinturas. Mas estas indicações devem ser feitas por um terapeuta.
Noz moscada para a mente!
E se eu te contar que a noz moscada é maravilhosa para acalmar a mente?
Pois é!!! Ela também tem atuação sobre o sistema nervoso, tem ação sedativa que auxilia no combate à insônia, tensões nervosas e cefaleias.
Quando tomada com leite morno, promove sono mais tranquilo e reparador.
Já ouviu falar da Ashwagandha?
Também conhecida como ginseng indiano, ashwagandha é uma planta medicinal utilizada há milhares de anos na Índia, principalmente no Ayurveda.
Ela é considerada uma planta adaptógena, que são plantas capazes de produzirem uma resposta defensiva de adaptação aos diferentes tipos de estresse sobre o nosso organismo.
Ela é capaz de reduzir a ansiedade, auxilia muito em casos de insônia e melhora a qualidade do sono.
Ela pode ser consumida como chá, misturada com leite, com mel, com ghee e também pode ser encontrada na forma de cápsulas.
A forma de ingestão vai depender da orientação do seu terapeuta.
Concluindo…
A pessoa que sofre de ansiedade sempre deve procurar por ajuda médica e psicológica.
Lembrando sempre que o Ayurveda é uma ferramenta maravilhosa, mas, aqui no Brasil, a forma como praticamos é como uma terapia integrativa e complementar. E ela pode te ajudar muito!!!
Dentre as diversas coisas interessantes e atrativas que posso citar dentro da terapia ayurveda é que o uso de plantas faz parte do tratamento, deixando-o mais natural e, além da fitoterapia, são realizadas orientações para mudanças nos hábitos, desde hábitos alimentares até a rotina mesmo.
Pois vamos falar a verdade…não basta achar que tomar chazinho vai resolver os seus problemas.
Sim, a fitoterapia dentro do Ayurveda é muito importante, mas deve sempre ser associada com orientações alimentares e mudanças no estilo de vida.
Por isso, procure ajuda! Se ame e se cuide!
Quer entender como a terapia ayurveda pode ajudar você a buscar o equilíbrio na sua saúde?
Agende uma consulta e vamos construir uma rotina ayurvédica ideal para você.