A falta de sono faz parte da vida de muita gente e saber combater a insônia de forma natural pode fazer diferença na sua saúde. Estudo recente mostra que cerca de 70% dos brasileiros apresentaram dificuldade para dormir durante a pandemia do COVID-19.

A insônia é o distúrbio do sono, que pode ser caracterizada por diferentes situações, como dificuldade para dormir, acordar diversas vezes durante a noite e não conseguir dormir novamente ou até acordar sozinho, antes do horário programado, não conseguindo retornar para seu sono.

Com isso, a pessoa tende a acordar se sentindo muito cansada, apresentando muito sono ao longo do dia, podendo se sentir irritada e com dificuldade de concentração nas suas tarefas. 

Mas será que existe uma quantidade ideal de horas para a gente dormir? Sim, existe e na verdade isso tende a mudar muito com a idade, mas de uma forma geral, o ideal é que um adulto durma entre 7 e 8 horas por dia.

Quais são as causas da insônia

Podemos citar uma lista bem grande de fatores e situações que podem desencadear a insônia:

  • como estresse;
  • ansiedade e outros questões mentais;
  • rotina de trabalho, principalmente pessoas que trabalham em horários noturnos;
  • atividades durante a noite;
  • comer muito e próximo do horário de dormir;
  • certos tipos de medicamentos;
  • consumo de bebidas estimulantes, principalmente as que possuem cafeína;
  • consumo de álcool;
  • uso de nicotina.

Também podemos citar o próprio processo de envelhecimento, pois a probabilidade de desenvolvermos insônia aumenta com o avanço da idade.

As mulheres também possuem maior propensão de apresentarem insônia, quando comparadas com os homens, devido às possíveis oscilações hormonais.

Pessoas que vivem sob muita pressão e estresse no trabalho ou na vida e que não conseguem manter horários e rotina regulares, também tendem a apresentar mais insônia. 

Combater a insônia é importante para a saúde

Será que dormir mal impacta negativamente a nossa saúde?

Com toda certeza sim! 

Quando temos insônia, o prejuízo é grande, seja no trabalho ou nos estudos, pois não temos foco, concentração e nossa produtividade cai muito.

Mas além disso, o sono impacta diretamente a nossa saúde física, com aumento do desenvolvimento das doenças crônicas e impacta também a nossa saúde emocional e mental. 

Relação da insônia com a dor

Estudos mostram que a dor crônica tem uma relação direta com a insônia. 

É muito comum pessoas que sofrem de dor crônica também sofrerem de insônia e já foi comprovado que pessoas que não dormem bem tendem a apresentar mais queixas de dores.

Ou seja, é um ciclo, pois a dor tende a piorar a qualidade do sono, mas não dormir bem também acarreta uma piora da dor.

Por isso, em um tratamento de dor crônica é muito importante também combater a insônia.

Relação da insônia com ansiedade e depressão

Estudos também mostram que a insônia frequentemente está presente em pessoas que sofrem de ansiedade e depressão.

Relação da insônia com a demência

Alguns estudos também buscam entender se a insônia pode ter impacto negativo na nossa cognição.

Alguns estudos mostram que a insônia na meia idade está associada a um risco mais elevado de desenvolvimento de doenças neurodegenerativas e é possível que exista uma relação entre insônia e um aumento no risco do desenvolvimento da doença de Alzheimer.

Como combater insônia na visão da medicina Ayurvédica

A insônia é uma condição que resulta do desequilíbrio dos doshas.

Mas qual doshas estão envolvidos?

Na verdade, pode ser que todos os doshas estejam envolvidos e desequilibrados, mas os doshas que geralmente entram em desequilíbrio primeiro são o Vata e o Rajas. 

O dosha Vata no corpo é o responsável por todos os movimentos e o Rajas é o dosha que atua na nossa mente e que também nos remete a agitação e movimento.

Quando estes doshas entram em desequilíbrio, porque estão aumentados no nosso corpo e na nossa mente, é muito possível que os demais doshas entrem em desequilíbrio posteriormente.

Se vocês observarem todas as situações que causam insônia, que citei aqui no texto, também causam o aumento de Vata: estresse, ansiedade, falta de rotina e falta de regularidade nos horários, envelhecimento e bebidas estimulantes. 

Por isso, quando iniciamos a avaliação para combater a insônia, automaticamente nos vem a ideia de desequilíbrio do dosha Vata. Mas lembrando que os outros doshas também podem estar em desequilíbrio e, por isso, sempre é muito importante uma avaliação e tratamento individualizados. 

O que fazer para acabar com a insônia?

O primeiro passo de qualquer tratamento deve ser a retirada das coisas que te levam a esta situação de desequilíbrio.

Por exemplo, se você tem insônia porque costuma ficar até tarde utilizando celular e computador nas redes sociais, então o primeiro passo deve ser retirar o uso das telas horas antes de você dormir.

Se vocês não sabem, isso é uma das orientações para se realizar a higiene do sono. 

Claro que em algumas situações não é possível  alterar a rotina da pessoa, como pessoas que possuem turno de trabalho noturno ou que trabalham em sistema de plantões.

No entanto, um terapeuta ayurvédico irá te ajudar a melhor forma de ajustar a sua rotina, dentro das suas possibilidades.

O segundo passo é olhar para os doshas que estão agravados e desequilibrados e buscar o equilíbrio deles através do tratamento proposto pelo terapeuta, que deve ser individualizado.

Este equilíbrio vai ser realizado através do ajuste da sua rotina, da sua alimentação e até do uso de algumas ervas, se necessário e indicado.

Alimentação para evitar a insônia

A gente deve se atentar para nossa alimentação no período da noite. Comer alimentos pesados de noite pode atrapalhar nosso sono e, além disso, devemos nos atentar ao horário da nossa última refeição, que não deve ser próxima do horário de dormir.

Chás naturais para insônia

O uso de chás levemente calmantes, como a camomila, erva doce ou erva cidreira também podem ajudar a acalmar a mente e a ter uma noite de sono mais tranquila.

Vale lembrar que este chá não deve ser tomado logo antes de dormir, pois isso vai fazer com que você acorde durante a noite para ir ao banheiro, interrompendo a qualidade do seu sono.

Outra coisa simples que pode te ajudar é tomar um leite quente no período da noite e se você adicionar noz moscada, melhor ainda. A noz moscada para o Ayurveda tem uma função muito importante na nossa mente, pois ela atua como calmante. 

Outra erva que pode ter bons resultados é a Ashwagandha, que é uma plantinha muitooo famosa no Ayurveda por ser adaptógena, ou seja, auxilia na resposta saudável ao estresse diário e auxilia a acalmar a nossa mente. 

Mas como sempre falo, as ervas são um complemento do tratamento. Elas sozinhas não fazem milagre. O que adianta ingerir ashwagandha, por exemplo, e continuar fazendo tudo que atrapalha seu sono? Nada né…

Concluindo…

A insônia costuma ser multifatorial e uma mudança nos seus hábitos será necessária.

São pequenas mudanças, que juntas farão a diferença na qualidade do seu sono. 

Dormir bem é ter saúde. 

Dormir bem é ter qualidade de vida.

Por isso, leve mais a sério não só a quantidade de horas que você dorme, mas também a qualidade do seu sono. 

Seu corpo e sua mente agradecem.

Ana do Ayurveda

Quer entender como a terapia ayurveda pode ajudar você a buscar o equilíbrio na sua saúde?

Agende uma consulta e vamos construir uma rotina ayurvédica ideal para você.

Clique aqui e saiba mais.