A candidíase vaginal é uma infecção fúngica causada por qualquer um dos mais de 20 tipos de fungo do gênero Candida.

Simm!!! Existem mais de 20 tipos deste fungo!

Mas o tipo mais comum é a Candida Albicans.

Já ouviu falar em “sapinho”? Pois estão, nada mais é do que a candidíase oral, ou seja, infecção fúngica na boca. Mas aqui vamos falar sobre a candidíase vaginal.

É importante sabermos que a Candida é considerada parte da microbiota vaginal normal, ou seja, mesmo em situações normais ela está presente em nosso organismo sem causar nenhum problema, mas quando ocorre algum desequilíbrio, a população deste fungo aumenta, causando danos ao nosso corpo.

Os principais sinais e sintomas são: coceira, vermelhidão, irritação da região externa da vagina e a presença de um corrimento espesso e branco, com aspecto de leite talhado. Também pode ocorrer ardência para urinar e dor durante a relação sexual.

Estima-se que cerca de 75% das mulheres apresentem pelo menos um episódio de candidíase durante a vida. 

Fatores de risco para desenvolver candidíase vaginal

Dentre os fatores de risco podemos citar a diabetes mellitus descontrolada, uso de antibióticos para tratar outra infecção, aumento do nível de estrogênio (como durante o uso de anticoncepcionais e durante a gravidez) e imunodeficiência, que seria uma baixa imunidade do organismo. 

Alguns estudos encontraram associação entre a proliferação excessiva da Candida com um baixo número de bactérias Lactobacillus na região da vagina. E estas bactérias possivelmente auxiliam na prevenção da infecção fúngica, por inibirem o crescimento deste tipo de fungo. 

As bactérias “amigas” te ajudando no controle de fungos:

Por isso que o uso indiscriminado ou a longo prazo de antibióticos é considerado como fator de risco para o desenvolvimento da candidíase.

Visão Ayurvédica da candidíase vaginal

Para o Ayurveda, todas as doenças têm início em um baixo poder de digestão e com o desequilíbrio de um ou mais doshas.

Na candidíase, a raiz do problema está em um baixo agni. Quando nosso fogo digestivo está baixo não conseguimos absorver de maneira adequada nossos alimentos e, além disso, é muito provável que ocorra formação de AMA, que é algo que ocorre na candidíase.

Além disso, é provável que os doshas kapha e pitta estejam em desequilíbrio.

Tratamento no Ayurveda para candidíase

Em um primeiro momento, o terapeuta avaliará como está seu fogo digestivo, para então avaliar a presença de AMA.

Quando há a presença de AMA, orientações alimentares para sua eliminação serão fornecidas pelo terapeuta. Neste momento, ele deve te orientar sobre sua alimentação, deixando claro os alimentos que você deve evitar ao máximo para evitar mais AMA no corpo.

Depois o objetivo será melhorar seu agni para que você tenha uma melhor digestão e melhor aproveitamento dos alimentos que você ingere.

Especiarias e ervas digestivas irão ajudar neste processo para melhorar seu agni.

Depois de AMA ser eliminado e o agni ser restabelecido, deve ser investigado se um ou mais doshas estão em desequilíbrio, para então o terapeuta poder orientá-la sobre hábitos de vida e alimentação mais adequados para equilibrar seus doshas.  

Além disso, pode ser orientado o uso tópico de algumas substâncias na região íntima. Uma delas é o óleo de coco, que possui ácido caprílico e ácido láurico, ambas substâncias antifúngicas e antimicrobianas.

Banhos de assento, como o de camomila também são uma opção durante o tratamento.

Em um tratamento médico convencional são prescritos medicamentos antifúngicos e pomadas vaginais. 

Mas não se esqueça que se você não tratar a raiz da candidíase, ela pode voltar com facilidade. E é aí que entra o Ayurveda! Atuando na raiz do desequilíbrio para evitar recidiva da doença. 

Alimentação e Candidíase

Como falamos acima, é importante melhorar o agni e para isso algumas especiarias são muito úteis nestes casos: gengibre, canela, cravo, cominho, pimenta preta, assafétida, entre outros.

Alguns alimentos que devem ser evitados:

  • alimentos fermentados; 
  • queijo; 
  • cogumelos;
  • trigo;
  • farinha refinada;
  • alimentos processados.

Abuse de: 

  • vegetais (evitar os que são ricos em amido, como a batata e inhame, e os com muito açúcar, como a cenoura e beterraba; 
  • folhas verdes escuras; 
  • feijões;
  • legumes.

Concluindo

A candidíase vaginal pode ser algo muito comum entre as mulheres.

Por trás de uma infecção fúngica existe um “terreno favorável” para a instalação desta e de outras possíveis infecções. 

O objetivo do tratamento com o Ayurveda é um olhar mais profundo sobre a sua saúde e não apenas para o que está acontecendo “agora”. 

E por ser uma olhar mais profundo, requer mudanças. Mas te garanto que te darão bons resultados a longo prazo.

Ana do Ayurveda

Quer entender como a terapia ayurveda pode ajudar você a buscar o equilíbrio na sua saúde?

Agende uma consulta e vamos construir uma rotina ayurvédica ideal para você.

Clique aqui e saiba mais.