Vocês já pararam para pensar qual a diferença entre o desodorante e antitranspirante? Já leram alguma explicação sobre isso? Se a resposta for não para uma ou para as duas perguntas, você está no lugar certo!

Vamos começar com uma reflexão bem simples: a nutrição do seu corpo não vem apenas da comida que você ingere.

Tudo que entra no nosso corpo passa por um certo tipo de digestão e é aproveitado de certa forma.

Cada um dos nossos dhatus (tecidos) possui seu próprio agni (fogo digestivo), para que o tecido seguinte possa receber os nutrientes. 

Sendo assim, quando passamos algo na nossa pele, seja creme, maquiagem ou qualquer produto, estamos colocando para dentro muitas coisas, sejam elas boas ou ruins.

Está difícil de acreditar?

Já usou alguma vez algum medicamento de uso tópico (aqueles que passamos na pele)? Se você já usou vai entender como nossa pele é capaz de absorver e aproveitar o “alimento” que você dá para ela. 

Eu nunca tinha me importado muito com estas coisas até começar a estudar Ayurveda.

Sempre é muito importante tentarmos usar produtos mais naturais possíveis, pois quanto mais nome difícil no rótulo, mais desconfiado você deve ficar.

Quando pensamos em desodorante, acabamos nem nos atentando para o fato de que existem diferenças entre desodorante e antitranspirante.

Função do desodorante

O desodorante é o produto que utilizamos para minimizar o odor desagradável do suor.

Para o Ayurveda, as pessoas que possuem predominância do dosha Pitta na sua constituição ou que apresentam agravamento de Pitta, tendem a apresentar odor mais forte no suor, além de suor excessivo.

Função do antitranspirante

Já o antitranspirante é o produto que seu próprio nome diz e explica sua função: ele inibe a produção do suor. 

Antitranspirante faz mal?

Vamos fazer um raciocínio básico: suar é algo fisiológico, ou seja, é normal, assim como fazer xixi e cocô.

É através do suor que conseguimos manter nossa temperatura corporal adequada e, também, através dele, conseguimos nos livrar de algumas substâncias que não necessitamos no nosso corpo, assim como no xixi e no cocô.

Sendo assim, usar um antitranspirante seria ir na contramão do que é normal para o nosso corpo.

O que o Ayurveda diz sobre antitranspirante?

O Ayurveda já nos diz há mais de 5 mil anos que não devemos suprimir nossas urgências, que são nossas necessidades fisiológicas, como: urina, fezes, bocejo, espirro, vômito, gases, suor, lágrimas, espirros, fome, sede, choro e sono.

A supressão destas urgências desencadeiam desequilíbrio e agravamento do dosha Vata.  

Além disso, os antitranspirantes possuem em sua composição alumínio, triclosan e parabenos, que são substâncias nocivas ao corpo e que podem desencadear desequilíbrios hormonais e até doenças.

O alumínio atua obstruindo os poros das axilas, impedindo a passagem do suor e como estas moléculas são bem pequenas, elas conseguem entrar na circulação sanguínea através da nossa pele. Além disso, ele está associado ao desenvolvimento de doenças inflamatórias.

Eu fazendo as contas de quantos antitranspirantes ja usei na vida:

Como tudo no nosso corpo, o suor também pode nos dar sinais e dicas de onde está a raiz dos nossos desequilíbrios.

Como havia dito antes, um odor mais forte do suor nos remete a desequilíbrio de Pitta, que está intimamente relacionado com estresse, abuso ou consumo excessivo de álcool, carnes vermelhas, embutidos, alimentos muito salgados e em conserva, alimentos com muitos condimentos e especiarias picantes.

O odor do suor é causado por ácidos liberados por bactérias, então é importante que o desodorante possua em sua composição elementos que controlam a proliferação destas bactérias, como por exemplo a melaleuca, lavanda, eucalipto, entre outros.

Reflexão

Eu espero que este texto ajude vocês a repensarem tudo que consomem…não apenas a comida, mas tudo que passa da pele para dentro e que tem repercussão na sua saúde.

Do mesmo jeito que a doença se instala aos pouquinhos ao longo de anos e anos, a construção da nossa saúde também é a longo prazo e ocorre nos mínimos detalhes.

Ana do Ayurveda

Quer entender como a terapia ayurveda pode ajudar você a buscar o equilíbrio na sua saúde?

Agende uma consulta e vamos construir uma rotina ayurvédica ideal para você.

Clique aqui e saiba mais.