A inflamação é algo bem comum entre as pessoas atualmente, devido a alimentação inadequada associada a um estilo de vida, na maioria das vezes, também inadequado.

O processo inflamatório no nosso corpo acontece como uma forma de proteção do nosso organismo em resposta a traumas ou a agentes infecciosos.

Mas quando esta resposta acontece de forma sustentada e descontrolada, podem haver diversos prejuízos para o nosso corpo e para nossa saúde.

Existem dois tipos de inflamação, a aguda e a crônica.

A diferença entre as duas é que no caso da inflamação aguda, o início é rápido, com ação e duração curta.

Já a inflamação crônica, tem maior tempo de duração e muitas vezes acontece um grande prejuízo ao tecido envolvido. 

Muito se fala sobre alimentos anti-inflamatórios. Mas será mesmo que apenas os alimentos anti-inflamatórios tem o poder de tratar ou prevenir doenças inflamatórias do corpo? Ou para tratar e previnir doenças inflamatórias é necessário uma abordagem mais integral?

É o que vamos ver a seguir…

Inflamação na visão do Ayurveda

Em uma visão ayurvédica, quando pensamos em inflamação, pensamos em um agravamento do dosha Pitta, que é formado, principalmente, pelos elementos água e fogo.

Pensando em pacificar e equilibrar este dosha você deveria evitar consumir:

  • alimentos ácidos, azedos, muito salgados e picantes;
  • álcool;
  • café;
  • carnes, principalmente as vermelhas;
  • alimentos industrializados, processados e fermentados.

O ideal é que sua dieta possua alimentos refrescantes, levemente secos e com pouco sal e que inclua muitos vegetais, principalmente as folhas de sabor amargo.

As frutas de sabor mais adocicado são excelentes para quem está com agravamento de Pitta.

A fitoterapia dentro do Ayurveda pode te auxiliar muito a combater os processos inflamatórios. 

De uma maneira geral, ervas de potência fria podem ser utilizadas na forma de chá e para o preparo de refeições. A hortelã e o coentro, por exemplo, podem ser utilizados para dar um gostinho a mais na sua comida e são excelentes para “acalmar” o dosha Pitta.

A cúrcuma e o gengibre, apesar de serem de potência quente, são duas ervas anti-inflamatórias, bem eficientes no tratamentos de questões articulares. 

Mas lembrando sempre que a avaliação e tratamento devem ser individualizados, afinal podemos encontrar mais de um dosha agravados e o tratamento vai variar de pessoa para pessoa.

Leia mais: Alimentação Ayurvédica: introdução para iniciantes.

Relação entre constipação e Inflamação 

E se eu te falar que seu hábito intestinal diz muito sobre sua saúde, você acredita? Na verdade, como o seu intestino funciona é mais importante do que você imagina.

Pacientes com constipação crônica podem apresentar alterações na microflora do intestino, ou seja, há uma alteração no equilíbrio de bactérias que vivem no intestino e que são obrigatórias e na quantidade de microorganismos patogênicos.

Toda esta alteração pode causar uma inflamação crônica de baixo grau.

Há estudos que mostram a relação entre alterações gastrointestinais e algumas doenças inflamatórias, como a artrite reumatóide.

Um outro estudo até mostrou que a piora da constipação levou a piora dos sintomas da fibromialgia.

Por isso, é muito importante a gente se atentar e se preocupar como o nosso intestino está funcionando. Ele nos diz muito sobre como está a nossa saúde de uma maneira geral. 

Atenção na alimentação 

Talvez seja chover no molhado, massss sempre é muito bom relembrar que a alimentação tem um impacto enorme na nossa saúde.

Afinal, é dos alimentos que retiramos todos os nutrientes para formar e manter nossos tecidos vivos e saudáveis.

Desta forma, o que você come pode prevenir doenças inflamatórios, mas também podem criar um terreno muito propício para o desenvolvimento da inflamação no seu corpo.

Ou seja, o que você come pode melhorar sua saúde ou pode te deixar doente.

Lembrando sempre que para o Ayurveda, mais importante do que você come, é a capacidade de digestão que você apresenta.

Ou seja, não basta comer comida de qualidade, tem que ser capaz de digerir bem esta comida para seus nutrientes serem bem aproveitados.

Quais são os alimentos inflamatórios? 

  • leite e laticínios:  leite é um alimento muito inflamatório, mesmo para pessoas que não possuem intolerância a lactose;
  • frituras;
  • carnes vermelhas;
  • glúten;
  • farinhas e açúcares, principalmente os refinados; 
  • alimentos industrializados e processados;
  • álcool.

O que fazer para prevenir doenças inflamatórias?

Além de pensar em uma alimentação mais adequada ao seu biotipo, para prevenir doenças inflamatórios, você também deve cuidar da sua saúde mental.

O estresse provoca uma série de respostas no nosso corpo, que tem a função de proteger e ajudar o nosso corpo a sobreviver em determinadas situações. 

Quando nosso corpo percebe algum tipo de ameaça, o sistema nervoso desencadeia uma resposta de luta ou fuga, ocorrendo também uma resposta do sistema endócrino. 

Esta cadeia de eventos, quando ocorre a curto prazo, tem a função de nos proteger e, dependendo da situação, a salvar nossas vidas.

Mas o problema ocorre quando o agente que causa estresse permanece e as respostas, que o corpo dá, continuam. Isso leva a uma disfunção nos sistemas nervoso e endócrino, e à inflamação crônica.

Por isso, o manejo do estresse em nossa vida é de grande importância, tanto para melhorar a saúde mental, quanto a saúde física.

Qualidade do sono auxilia a prevenir doenças inflamatórias

Outra questão importante para quem se preocupar em prevenir doenças inflamatórias é a qualidade do sono.

A privação do sono está associada com um aumento de moléculas inflamatórias.

Há alguns estudos que mostram a relação entre sono e inflamação.

Sleep and inflammation: partners in sickness and in health
Sleep and inflammation

Concluindo

Podemos ver que muitas situações podem levar ao desequilíbrio da nossa saúde, levando a inflamações pelo nosso corpo. 

Por isso, a atenção não deve ser focada apenas na alimentação, mas também no nosso estilo de vida. 

Algo que vejo muito, como fisioterapeuta, são pacientes que se entopem de anti-inflamatórios por conta própria, como se fossem balinhas, continuam fazendo todas as coisas que causam inflamação e falam que o remédio não fez efeito. 

Claro que em situações de inflamação aguda normalmente o médico prescreve uma medicação, mas lembrem-se sempre que o remédio alivia os sintomas e não necessariamente elimina a causa do seu problema.

E se o problema e o causador da sua inflamação forem a sua alimentação e seu estilo de vida, então será mesmo que só o remédio vai te melhorar?

Processos inflamatórios crônicos são sempre um pedido de ajuda do corpo. Sempre um pedido de mais cuidado. E o melhor tratamento, para bons resultados a longo prazo, sempre será uma mudança dos seus hábitos.

Ana do Ayurveda

Quer entender como a terapia ayurveda pode ajudar você a buscar o equilíbrio na sua saúde?

Agende uma consulta e vamos construir uma rotina ayurvédica ideal para você.

Clique aqui e saiba mais.