Certamente você já consumiu gengibre de alguma forma. Seja como chá, no restaurante japonês, seja para temperar, fazer alguma comida ou mesmo na forma de balinha.

A verdade é que o gengibre é muito poderoso e tem muitas ações benéficas para nossa saúde.

No Ayurveda é muito utilizado e recomendado no tratamento de diversos desequilíbrios.

É conhecido como “remédio universal” e é considerado uma panaceia para distúrbios digestivos, circulatórios e respiratórios há milhares de anos.

Gengibre no Ayurveda

O gengibre possui potência quente, sabores picante e doce. Por isso pacifica os doshas Vata e Kapha e, aumenta o dosha Pitta.

No entanto, para pacientes com Pitta agravado, indica-se a versão em pó, pois este não agrava tanto este dosha como na versão fresca.

É muito utilizado em tratamentos que visam a melhora do agni (fogo digestivo) e eliminação de ama (toxinas) do corpo.

Quando é ingerido antes das refeições, tem o poder de aumentar o nosso agni, preparando o nosso sistema digestivo para receber a comida.

Quando é ingerido depois das refeições, auxilia na limpeza das “toxinas”, auxiliando na eliminação de ama do nosso corpo.

Por ser capaz de melhorar nosso fogo digestivo ou capacidade digestiva, atua na melhora da nossa imunidade também.

Isso porque dentro do Ayurveda a nossa imunidade está relacionada com a nossa capacidade de digestão.

Se você quiser prevenir doenças e melhorar sua saúde de uma maneira geral deveria cuidar mais da sua capacidade digestiva.

Por melhorar a digestão e atuar no controle dos doshas Vata e Kapha, atua também prevenindo e tratando sintomas de má digestão como gases, empachamento e digestão lenta.

Gengibre na artrite reumatóide

O gengibre também tem um papel muito importante no tratamento de doenças que acometem as articulações, especialmente a artrite reumatóide.

A artrite reumatóide é uma doença inflamatória crônica, autoimune, que acomete articulações do corpo e até diferentes órgãos e tecidos.

Para o Ayurveda, é uma doença que apresenta importante acúmulo de ama no corpo.

O gengibre por ter a função de eliminar ama, auxilia neste processo de limpeza e, além disso, auxilia muito no tratamento por ter ação analgésica e anti-inflamatória.

Gengibre no sistema respiratório

Os efeitos do gengibre no sistema respiratório é bem conhecido no Ayurveda, por auxiliar na melhora da tosse e em dificuldades respiratórias.

Alguns estudos atuais analisam o seu efeito em problemas respiratórios e alguns resultados mostram que ele é eficaz no tratamento da asma, atuando como anti-inflamatório e anti-hipersecretor, ou seja, atua no processo inflamatório, reduzindo-o e auxilia a reduzir a produção de secreção.

Gengibre na cólica menstrual

Para o Ayurveda, o gengibre pacifica o dosha Vata, que está intimamente relacionado com as dores que sentimos no corpo. No caso da cólica menstrual não é diferente.

Podemos encontrar estudos avaliando os efeitos do gengibre em casos de dismenorréia primária, as famosas cólicas menstruais.

E os resultados são muito positivos. A maioria dos estudos observa que o gengibre atua sim na redução das cólicas menstruais. 

Gengibre aumenta ou reduz a pressão arterial?

Sempre escutei que pessoas que têm pressão alta não deveriam ingerir gengibre com frequência.

E o que logo vem na cabeça é que não pode porque ele deve aumentar mais ainda a pressão arterial. Mas será que é isso mesmo? 

Na verdade não é bem assim…muito pelo contrário! 

O gengibre reduz a pressão arterial. 

Alguns estudos mostram que o gengibre tem efeito vasodilatador, ou seja, leva a uma redução na pressão arterial. 

Então, por que pessoas com pressão alta deveriam tomar cuidado com a sua ingestão?

Bom…se uma pessoa que  tem o diagnóstico de hipertensão e toma medicamentos para controle da pressão, ingerir grande quantidade de gengibre com frequência (durante um tratamento, por exemplo) pode fazer com que a pressão reduza muito, podendo a levar quadros de hipotensão e a pessoa pode passar mal.

Utilizar o gengibre como tempero na comida não tem problema. A questão é o cuidado ao ingerir o gengibre na fitoterapia como forma terapêutica, onde as doses são maiores e mais frequentes do que simplesmente um tempero na comida. 

Inclusive o gengibre tem se mostrado muito bom em questões relacionadas ao sistemas cardiovascular.

Concluindo

Podemos ver que o gengibre é muitoo poderoso e tem diversas funções. Aqui no texto eu citei apenas algumas das ações dele no nosso corpo.

As principais ações do gengibre são:

  • anti-inflamatória; 
  • antirreumática;
  • analgésica;
  • imunizante;
  • estimulante;
  • diaforético;
  • expectorante;
  • digestivo;
  • carminativo;
  • antiemético.

Existem várias formas de consumi-lo também, como na forma de cápsulas, em pó, fresco, como chás, misturado com leite, com ghee. Tudo isso vai depender da avaliação do terapeuta e do que é mais indicado para você.

Apesar de ser de origem asiática, é facilmente encontrado em qualquer mercado ou hortifruti. Por isso, aproveitem esta raiz que faz maravilhas para a nossa saúde.

Que a gente saiba aproveitar tudo que a natureza nos dá de melhor <3.

Ana do Ayurveda

Quer entender como a terapia ayurveda pode ajudar você a buscar o equilíbrio na sua saúde?

Agende uma consulta e vamos construir uma rotina ayurvédica ideal para você.

Clique aqui e saiba mais.