Atualmente, observo que muitas pessoas andam distraídas, sem foco e com muita dificuldade de concentração em suas atividades do dia-a-dia.

A verdade é que sofremos com o excesso de informação que chega a cada segundo, seja via celular, computador, televisão ou mesmo rádio, somado ao excesso de trabalho, afazeres, responsabilidades e preocupações excessivas.

Essas situações tiram nossa atenção do presente, do que está acontecendo aqui e agora e nos deixam com a cabeça nas nuvens, sempre preocupados com o futuro e com a próxima tarefa a ser cumprida.

No entanto, há alguns fatores que podem contribuir também para a falta de atenção (claro que exclui-se os pacientes já diagnosticados com TDAH por um psiquiatra), são eles:

  • depressão;
  • distúrbios do sono;
  • alteração da visão ou perda auditiva;
  • efeitos colaterais de alguns medicamentos;
  • excesso de álcool;
  • sobrecarga de informações e estímulos sensoriais ( algo que acontece com a maioria das pessoas atualmente).

Ayurveda e a falta de atenção

Ayurveda e a falta de atenção

Para o Ayurveda, todos os desequilíbrios, por menores que sejam, podem ser explicados pelo desequilíbrio de um ou mais doshas.

O excesso do dosha Vata pode ser o responsável pela “cabeça nas nuvens” das pessoas.

Este dosha é formado principalmente pelos elementos ar e éter, e tem as características de leveza, frieza e secura.

Ele é responsável por todos os movimentos no nosso corpo e também na nossa mente e, por isso, as pessoas que apresentam excesso deste dosha podem apresentar-se muito ansiosas, excessivamente preocupadas e com excesso de pensamentos.

Todas estas características mentais e emocionais do excesso de dosha Vata contribuem para a falta de atenção e dificuldade de concentração.

Quando pensamos em um tratamento para pacificar o dosha Vata, pensamos em terapias e orientações alimentares que possuam qualidades opostas às qualidades deste dosha.

Ou seja, se realmente for detectado que a falta de atenção é causada por um agravamento do dosha Vata, então será necessário que esta pessoa evite alimentos e situações que apresentem frieza e secura em excesso e opte por alimentos e situações que apresentem calor e umidade.

Como sempre digo, é muito importante investigar a rotina e os hábitos de quem está sofrendo com falta de atenção, pois nem sempre o responsável pela falta de atenção será o dosha Vata.

Equilibre seus doshas para ter mais foco e atenção

Equilibre seus doshas e tenha mais atenção

O agravamento do dosha Vata pode sim nos levar a alterações mentais e emocionais, com repercussão no nosso foco e atenção.

Se você apresenta dificuldade de atenção e concentração, somada às questões emocionais como ansiedade, preocupação excessiva e uma mente muito agitada, talvez estas dicas possam te ajudar um pouco:

  1. Jogar uma colher de óleo morno (preferencialmente o de gergelim prensado a frio) no topo da cabeça e manter este óleo por cerca de 30 minutos a 1 hora. Este procedimento auxilia muitooo no controle de vata, principalmente em casos de ansiedade, falta de atenção e preocupação excessiva;
  2. Passar óleo morno por todo o corpo, diariamente, também auxilia muito no controle de vata, ou, passar pelo menos nas solas dos pés antes de dormir;
  3. Utilizar óleo nas narinas é uma prática de rotina diária recomendada pelo Ayurveda que também auxilia no controle do dosha Vata. Você pode apenas passar a ponta do seu dedinho no óleo e depois dentro das narinas, ou, pode pingar 2 gotinhas de óleo de gergelim prensado a frio em cada narina;
  4. Desequilíbrios de Vata necessitam de uma rotina regular, seja para suas atividades do trabalho, seja para suas refeições. O importante é sempre ter os mesmos horários na sua rotina;
  5. O uso do óleo também pode ser interno, com a ingestão de ghee sozinho ou com alguma erva recomendada para você, com a orientação e acompanhamento do seu terapeuta.

A fitoterapia para ter mais foco e atenção

Não poderia deixar de falar do poder das ervas! Sou apaixonada pela fitoterapia e cada erva tem uma indicação especial.

Mas, lembrem-se, assim como existe a indicação de cada uma também existe a contraindicação. Por isso, sempre consulte um terapeuta.

Aviso feito, vamos a dica de três plantinhas que podem auxiliar no tratamento.

Erva Bacopa Monnieri é conhecida como a erva da consciência universal, pois aguça o intelecto, melhora o foco e a memória, além de promover a consciência.

Esta planta é um adaptógeno, ou seja, ela muda a maneira como o corpo responde ao estresse.  

A Ashwagandha tem efeitos positivos na função cognitiva. É uma erva muito poderosa que atua no sistema nervoso. Atua melhorando o aprendizado e a memória. Muito utilizada para o controle de estresse, ansiedade e problemas de insônia. Também é uma planta adaptógena.

E a acariçoba que promove o equilíbrio do sistema nervoso central e do cérebro além de ter ação ansiolítica leve. Muito útil em casos de dificuldade de memorização, atenção e concentração.

Atenção na respiração 

As respirações conscientes (pranayamas) utilizadas durante as práticas de yoga são uma ferramenta maravilhosa para nos trazer de volta para o nosso “eixo”. 

Estes exercícios respiratórios auxiliam no controle da ansiedade, no estresse e nos permite manter nossa mente no momento presente, o que facilita para termos uma melhor atenção e concentração.

Concluindo 

A falta de atenção e concentração pode acontecer por muitos motivos e atualmente o excesso de informações somado ao excesso de tarefas e preocupações nos prejudicam ainda mais.

É importante tentar entender a rotina e hábitos, de maneira geral, assim como questões emocionais e mentais, pois tudo isso tem uma super influência na nossa atenção e foco.

O Ayurveda pode ser um grande aliado no tratamento destas questões, mas que fique claro que nenhum tratamento é milagroso.

A terapia Ayurveda é um facilitador para você encontrar seu equilíbrio, no entanto, tudo dependerá da sua dedicação e da mudança dos seus hábitos.

Não adianta você usar uma plantinha poderosa que melhora a atenção se você continua fazendo todas as coisas que te levam ao estresse, à dispersão e à falta de atenção.

Para alcançarmos um objetivo dentro de um tratamento ayurvédico temos que ter em mente que teremos que mudar algumas de nossas condutas e atitudes, caso contrário o tratamento será ineficaz a longo prazo.

Seja a mudança que você quer ter na sua vida.  

Ana Claudia – fisioterapeuta e terapeuta ayurvédica
Ana do Ayurveda

Quer entender como a terapia ayurveda pode ajudar você a buscar o equilíbrio na sua saúde?

Agende uma consulta e vamos construir uma rotina ayurvédica ideal para você.

Clique aqui e saiba mais.