Você consome leite no seu dia a dia? Gosta de um leitinho com achocolatado ou leite com café? E os laticínios? Quem não gosta, não é?

Eu fui uma criança que consumiu muitoooo leite. E quando falo muito, é muito tipo 1 litro de leite por dia. Mas minha mãe, como a grande maioria das pessoas, comprava o leite de caixinha, que é o mais prático e mais barato, mas não é a melhor opção de leite.

Continuei tomando leite até a minha fase adulta, mas apenas um copo no café da manhã com achocolatado.

Por influência do meu marido, fui aos poucos parando de tomar leite diariamente e hoje já não consumo mais. Mas confesso que ainda consumo derivados do leite.

Mas por que parei de consumir leite diariamente? Leite é ruim para saúde?

Leite é bom ou ruim?

Leite é bom ou ruim

Como gosto de responder a maioria das perguntas: DEPENDE.

Depende de qual tipo de leite você está ingerindo, a quantidade, a frequência, a forma que é consumido e de quem está ingerindo.

Como eu sempre falo, o que é bom e indicado para uma pessoa pode não ser bom e indicado para outra pessoa.

Leia mais: Alimentação Ayurvédica: introdução para iniciantes.

Tipos de leite mais comuns

Os mais comuns de encontrarmos nos mercados e padarias são os leites pasteurizados e os longa vida (UHT). 

O leite pasteurizado é aquele leite que passou por um processo de pasteurização, ou seja, o leite é aquecido em torno de 62º a 65º durante 30 minutos, com o objetivo de eliminar todos os microorganismos patogênicos do leite. Após este processo, o leite é resfriado imediatamente, para promover o controle de microorganismos que restaram.  

Já o leite UHT (ultra-high temperature) passa por um processo que consiste em elevar sua temperatura entre 130º – 150º, por 3 a 5 segundos. Passa ainda por outros processos, contém alguns aditivos químicos e quando comparado com o leite pasteurizado acaba perdendo alguns nutrientes em todos estes processos.

O que diz o Ayurveda sobre o leite?

Segundo o Ayurveda, o leite é um ótimo alimento, quando bem digerido, mas é considerado muito pesado para a digestão. Por isso, para consumi-lo, a sua digestão deve ser/estar boa.

É muito indicado para pessoas que possuem os doshas Vata e Pitta mais prevalentes ou quando estes doshas se encontram agravados, mas deve ser evitado em pessoas que possuam o dosha Kapha mais prevalente ou apresentem este dosha agravado.

Masssss existem algumas recomendações que o Ayurveda faz, em seus livros clássicos, sobre o consumo do leite, que são:

  • Consumir logo após ser retirado da vaca. Caso isso não seja possível, você deve ferver e consumir em um prazo de até 2 horas;
  • Depois de um período superior a 4 horas, o leite perde suas qualidades e deveria ser descartado;
  • O leite deveria ser retirado para consumo apenas a partir da 1ª semana após o nascimento do bezerro;
  • A saúde e a alimentação da vaca influenciam e muito na qualidade do leite produzido.

São muitas observações e recomendações e acredito que você já deva ter percebido que os leites que encontramos no mercado não são indicados para consumo, de acordo com o Ayurveda.

O leite (aquele que acabou de ser retirado da vaca) nutre todos os tecidos e promove ojas, que é considerada uma substância refinada que o corpo produz com o nível mais sutil da digestão adequada, responsável pela nossa imunidade, promovendo força e felicidade.

Apesar de ser considerado um bom alimento, de uma forma geral, ele não deve ser misturado com alguns tipos de alimentos, como carnes e frutas ácidas.

Já os alimentos de sabores doces, como arroz, tâmaras e amêndoas podem ser consumidos com o leite. 

Por ser um alimento mais pesado e de difícil digestão, podem ser acrescentadas algumas especiarias que facilitam este processo, como canela, cravo, cardamomo ou cúrcuma.

Ou seja, podemos ver que o problema não é o leite em si, mas quem o consome e a forma que ele é consumido.

Qual a melhor forma de consumir leite?

A maneira como consumimos os alimentos é muito importante para o Ayurveda.

O leite é considerado um alimento frio e pesado, e por isso consumi-lo gelado pode causar desequilíbrio e doenças. O mais adequado é consumi-lo quente ou morno. 

Além disso, se consumido em excesso, principalmente frio, torna-se prejudicial, pois sua natureza úmida e pesada pode obstruir os canais de circulação do corpo e produzir ama, o que pode desenvolver ou até agravar muitas doenças crônicas como alergias, asmas, artrites e outras doenças respiratórias.

Por isso, a quantidade de lácteos que consumimos deve ser equilibrada, especialmente nas pessoas que apresentam algum desequilíbrio de Kapha (excesso de muco, alergias e outras desequilíbrios respiratórios).

O cardamomo é uma especiaria muito boa para minimizar as propriedades formadoras de muco do leite. 

Ervas picantes no leite possuem propriedades medicinais e facilitam o processo digestivo.

Como disse acima, o leite e seus derivados não deveriam ser misturados com qualquer tipo de carne e, também, não é muito aconselhável misturá-lo com frutas, especialmente as ácidas.

Outro ponto importante sobre o leite e laticínios no geral é o cuidado ao consumi-los no café da manhã, principalmente para pessoas que têm problemas com excesso de muco.

Isso porque no período da manhã o Kapha encontra-se mais “forte” no nosso corpo e ingerir alimentos que aumentam este dosha neste horário do dia pode ser muito ruim para pessoas que já possuem este dosha mais evidente ou mais agravado.

Concluindo…

O leite pode ser bom ou ruim, dependendo de muitas coisas: do tipo de leite, da qualidade do leite, quem consome, como consome e quando consome. 

Para quem apresenta os doshas Vata e Pitta agravados, é um excelente alimento, mas para quem possui o Kapha agravado já não é muito indicado. 

O que talvez complique um pouco a qualidade do leite hoje em dia são os processos pelo qual o leite passa para durar mais, o que acaba alterando as propriedades e nutrientes do leite.

Até mesmo a alimentação das vacas acaba influenciando na qualidade deste produto.

De toda forma, busque sempre pelas opções menos processadas e industrializadas que estejam disponíveis para você. Isso vale não só para o leite, mas para tudo que você for consumir.

Ana do Ayurveda

Quer entender como a terapia ayurveda pode ajudar você a buscar o equilíbrio na sua saúde?

Agende uma consulta e vamos construir uma rotina ayurvédica ideal para você.

Clique aqui e saiba mais.