Melhor remédio para rinite alérgica: sua alimentação!
Olá, olá para você que sofre de rinite e sempre está na busca pelo melhor remédio para rinite alérgica.
Aqui você vai entender porque tratar sua rinite deve ir muito além de tomar anti-alérgico e como suas escolhas diárias podem influenciar e muito na melhora ou piora da sua rinite.
Quer entender qual é o melhor remédio para rinite alérgica? Continue lendo esse post.
Índice para te ajudar na leitura
- O que é a rinite alérgica?
- Sintomas da rinite alérgica
- O que causa rinite alérgica
- O que piora a rinite alérgica?
- Tratamentos para rinite alérgica
- Como melhorar rinite alérgica
- Entenda a visão do Ayurveda sobre a rinite alérgica
- Tratamento natural para rinite alérgica na visão ayurvédica
- Alimentos indicados para amenizar rinite alérgica
- Alimentos com histamina
- Chá para rinite alérgica
- Resumo do melhor remédio para rinite alérgica
O que é a rinite alérgica?
A rinite alérgica é uma condição bem comum em grande parte da população, na qual as membranas da mucosa nasal ficam inflamadas, o que pode levar a diversos sintomas.
Sintomas da rinite alérgica
- dor de cabeça;
- coceira nos olhos e na garganta;
- coriza com secreção aquosa;
- espirros;
- prurido nasal na garganta e ouvidos;
- obstrução nasal;
- irritabilidade;
- fadiga.
Existem três diferentes tipos de rinite: aguda, crônica e alérgica.
Infecções virais e bacterianas, poeira, pólen, fumaça e certos fatores ambientais são alguns dos gatilhos bem conhecidos da rinite.
No vídeo abaixo, conto como o Ayurveda entende rinite alérgica e qual o tratamento natural.
Quer entender mais qual o tratamento natural para a rinite alérgica na visão do Ayurveda? Continue lendo o blog.
O que causa rinite alérgica
A rinite alérgica é muito comum, principalmente, para quem vive nas grandes metrópoles.
Ela ocorre como uma resposta imune dada pelo corpo quando entra em contato com certos alérgenos, como por exemplo, pólen, ácaros, pele e saliva de animais peludos (gatos, cachorros etc) entre outros.
O nosso corpo libera histamina quando entramos em contato com um alérgeno, pois a histamina nos protege desta substância que nos causa alergia.
Em contrapartida, ela é responsável pelos sintomas associados à rinite, como coriza, espirros e coceira nos olhos.
Abaixo, alguns fatores que podem causar a rinite alérgica:- Pólen;
- Grama;
- Pó;
- Pelo de animal;
- Saliva de gato;
- Mofo.
O que piora a rinite alérgica?
Além dos fatores citados acima, outros fatores como os listados abaixo, podem também piorar os sintomas de rinite alérgica:
- Umidade;
- Temperatura fria;
- Poluição do ar;
- Produtos químicos;
- Perfumes/colônias;
- Fumaça de madeira;
- Vapores;
- Cigarro.
Tratamentos para rinite alérgica
Apesar da rinite alérgica não ter cura, existem medicamentos que podem aliviar os sintomas ou prevenir as crises.
Além disso, também existem as vacinas antialérgicas, usadas para diminuir a sensibilidade do paciente aos fatores que desencadeiam a rinite.
Os medicamentos e as vacinas devem ser prescritos por um médico e sempre utilizados na dosagem recomendada.
Como melhorar rinite alérgica
Algumas medidas, como cuidados com a higiene do ambiente, uso de medicamentos prescritos pelo médico e aplicação de vacinas antialérgicas ajudam a controlar as crises.
Cuide sempre para que o ambiente que você vive deve seja bem-ventilado, ensolarado e muito bem limpo.
Cuidados ao usar produtos de limpeza ou que desodorizam o ambiente, inseticidas, tintas com cheiro forte e perfumes, pois são substâncias que podem funcionar como alérgenos e desencadear os sintomas de rinite.
Existem muitos medicamentos que podem aliviar os sintomas, como os os descongestionantes e os anti-histamínicos. Também há os estabilizadores de membranas e os corticosteroides.
Mas lembrem-se que todos possuem efeitos colaterais adversos e, por isso, devem ser utilizadas somente quando prescritas por um médico e na dosagem recomendada.
É muito importante identificar as substâncias que provocam a alergia para evitar o contato com elas, desta forma você estará prevenindo a rinite.
Além disso, mudanças na sua alimentação e na sua rotina podem ajudar e muito no tratamento da sua rinite. E nesta questão o Ayurveda pode te auxiliar.
Entenda a visão do Ayurveda sobre a rinite alérgica
De acordo com o Ayurveda, um baixo agni (capacidade digestiva) leva a uma imunidade deficiente. Por isso o Ayurveda coloca a nossa digestão como protagonista na nossa saúde e na prevenção de doenças.
Uma capacidade digestiva ruim, levará à formação de AMA, que seriam as toxinas no nosso corpo, que se não forem eliminadas, se acumulam nos tecidos do corpo e predispõe ao desenvolvimento de diversas doenças.
As causas da rinite alérgica de acordo com o Ayurveda são:
- Capacidade digestiva baixa;
- Aumento do dosha Kapha;
- Fatores externos, como pólen, poeira etc;
- Combinações inadequadas de alimentos.
Em relação aos doshas, é comum que ocorra um desequilíbrio dos doshas Kapha e Vata, dependendo dos sintomas apresentados.
Por exemplo, em casos de dor de cabeça, nariz escorrendo e espirros, podemos pensar em um comprometimento não apenas do dosha Kapha, mas também do dosha Vata.
Tratamento natural para rinite alérgica na visão ayurvédica
O primeiro passo para o tratamento natural da rinite alérgica deve incluir o reequilíbrio do agni, em caso de baixa capacidade digestiva e eliminação de AMA (caso houver).
Na visão do Ayurveda, orientações sobre alimentação e estilo de vida serão a base do tratamento natural para rinite.
Além disso, pode ser orientado a aplicação de óleo medicado com ervas medicinais nas narinas. O mais conhecido é o anu thailam.
O terapeuta também poderá indicar ervas específicas que podem auxiliar em questões do trato respiratório superior.
Se chegou até aqui, já deu para entender que o melhor remédio para rinite alérgica são suas escolhas na hora de comer e seu estilo de vida, em outras palavras, prática de exercícios físicos.
Mais abaixo, comento qual alimentação mais indicada para amenizar a rinite alérgica.
Alimentos indicados para amenizar rinite alérgica
A alimentação é algo muito importante no Ayurveda e dependendo do que você inclui nas suas refeições, pode haver piora ou melhor do quadro.
Por isso prefira:
- Alimentos leves;
- Água morna
- Alimentos que pacificam o dosha Kapha (alimentos quentes, untuosos, de sabor predominante picante, amargo e adstringente);
- Legumes;
- Sopas;
- Abuse de especiarias e ervas digestivas, como cúrcuma, gengibre, pimenta preta.
Evite:
- Comida pesada;
- Comida fermentada;
- Comida congestiva;
- Comida congelada;
- Doces;
- Sorvetes;
- Iogurte ;
- Coalhada;
- Álcool;
- Bebidas frias.
Alimentos com histamina
Quem sofre com a rinite alérgica também sofre com a inflamação, que traz diversos desconfortos e sintomas desagradáveis.
Existem muitos alimentos que pioram este quadro inflamatório, por isso que é tão importante quem sofre com a rinite saber quais alimentos causam inflamação e, se possível, reduzir drasticamente seu consumo, ou, até mesmo, cortar da sua alimentação.
Atenção especial aos alimentos ricos em açúcar e processados.
Como já falei acima, a histamina tem um papel muito importante na rinite, pois ela é liberada pelo sistema imunológico quando entra em contato com algum alérgeno, mas não é apenas o sistema imunológico que pode produzir histamina – ela também está presente em muitos alimentos e bebidas do nosso dia a dia.
Por isso, desde a bebida que você escolhe até o lanche da tarde, tem um impacto significativo na gravidade dos sintomas de rinite alérgica.
Abaixo uma lista dos alimentos ricos em histamina:
- Carnes: carnes defumadas, curadas e maturadas, incluindo bacon, linguiça e salame, bem como carne picada pré-embalada;
- Peixe: cavala, atum, sardinha, anchova, peixe defumado e enlatado, frutos do mar e moluscos;
- Laticínios: leite de vaca e derivados, principalmente os elaborados com leite contendo caseína A1; laticínios fermentados, incluindo iogurte e kefir, creme azedo, soro de leite coalhado, queijos duros e semiduros, bem como queijos envelhecidos, como parmesão, gouda maduro e cheddar. Leite de ovelha e cabra pode ser melhor tolerado;
- Condimentos: missô, vinagre, molho de soja e tamari, molho de peixe, picles e azeitonas, bem como vegetais do mar, como algas e kombu;
- Chocolate e cacau em pó;
- Álcool;
- Café.
Algumas frutas e vegetais também possuem um alto teor de histamina, mas você não precisa surtar e pensar que não pode comer mais nada. Aprenda a observar como o seu corpo reage aos alimentos que você ingere e este vai ser o seu guia.
Se você sabe que a berinjela possui muita histamina, tudo bem você comer um pouco de vez em quando, não é isso que vai prejudicar sua rinite.
Mas é legal você ter este conhecimento para evitar colocar em uma mesma refeição todos alimentos com alto teor de histamina.
Lista de frutas, vegetais e grãos que possuem bastante histamina:
- Frutas: abacate, banana, tomate e todas as frutas secas;
- Vegetais: berinjela, espinafre, cogumelos, vegetais fermentados, incluindo kimchi e chucrute, bem como vegetais enlatados;
- Leguminosas: lentilhas, grão-de-bico, amendoim e feijão, bem como produtos fermentados de soja;
- Nozes: castanhas de caju, pistache, nozes e amêndoas (avelãs e nozes de macadâmia possuem menos histamina).
Chá para rinite alérgica
A fitoterapia faz parte do tratamento ayurvédico e poder contar com o poder das plantinhas medicinais é algo fantástico.
Existem muitas plantas que auxiliam em questões do trato respiratório superior, mas cada caso deve ser avaliado individualmente. Lembrem-se que as ervas quando utilizadas de forma terapêutica, também tem suas contra-indicações.
Mas de forma geral, o gengibre e a cúrcuma são duas plantinhas incríveis, com muito benefícios e que agem super bem em questões respiratórias.
Por isso, o chá de ambas podem ser muito benéfico em casos de rinite alérgica.
Resumo do melhor remédio para rinite alérgica
Como podemos ver, o melhor remédio para rinite alérgica, não é necessariamente remédio que seu médico passou, ele apenas vai aliviar os sintomas desagradáveis que você possui.
Entender a sua condição, o que piora e melhora os sintomas, também faz parte do tratamento. Ter conhecimento vai te auxiliar a fazer escolhas mais pertinentes para sua saúde.
Para haver uma mudança na sua saúde, deve haver também uma mudança no seu estilo de vida.
E com toda certeza o Ayurveda pode te ajudar nesta jornada. Bora?
Quer entender como a terapia ayurveda pode ajudar você a buscar o equilíbrio na sua saúde?
Agende uma consulta e vamos construir uma rotina ayurvédica ideal para você.