Provavelmente você já viu muitas fotos por aí de pessoas recebendo terapias corporais do Ayurveda com óleos no corpo, certo?
Neste post vamos falar da importância do uso dos óleos no Ayurveda e como eles podem ser utilizados.
Seja para aplicação interna ou externa no corpo.
Os óleos no Ayurveda são especialmente recomendados para pessoas que apresentam o dosha Vata mais marcante na sua constituição ou que apresentam um aumento deste dosha, pois ele tem a característica de secura muito forte.
Como usar óleo segundo o Ayurveda
É recomendado que as pessoas que apresentam o dosha Vata agravado ou mais marcante em sua constituição utilizem óleos (de qualidade) no preparo de suas refeições e evitem comidas e alimentos secos.
Como o dosha Vata possui as qualidades de secura e frieza, para equilibrá-lo devemos utilizar substâncias e alimentos com propriedades opostas, por isso o uso de óleo é tão indicado, seja internamente ou externamente.
O óleo, de uma maneira geral, já ajuda e muito o Vata em desequilíbrio, mas tem certos tipos de óleos que são mais indicados, como o óleo de gergelim e óleo de rícino. Estes óleos são especialmente benéficos para controlar o dosha Vata por terem uma potência mais quente que os demais óleos.
O óleo de coco por exemplo, possui uma potência mais fria e por isso é mais indicado para o dosha Pitta.
Quando pensamos em uso interno pensamos primeiramente no consumo, ou seja, durante a alimentação.
Mas o óleo no Ayurveda pode ser usado internamente de outras maneiras e inclusive estas práticas a seguir são recomendadas para que sejam realizadas diariamente:
- Pingar uma ou duas gotinhas de óleo de gergelim prensado a frio em cada narina na parte da manhã, ao acordar. Esta prática protege a região da cabeça e pescoço de possíveis desequilíbrios de Vata, como dores nesta região e até sinusites e rinites;
- Outra prática é a de realizar um leve bochecho com uma colher de óleo de gergelim e depois descartá-lo. Esta prática protege os dentes, gengivas e permite um paladar melhor.
Aplicação externa de óleos
Os óleos no Ayurveda também podem ser utilizados externamente e trazem resultados maravilhosos para sua saúde e, não apenas resultados estéticos na nossa pele.
Uma coisa muito comum no Ayurveda é o abhyanga, que nada mais é do que o ato de passar óleo morno na pele por todo o corpo.
Não confunda abhyanga com massagem, como muitos pensam que é!
Abhyanga é simplesmente a aplicação de óleo morno em todo corpo, que pode ser aplicado por você ou com ajuda de um terapeuta, sendo o mais utilizado o óleo de gergelim.
O óleo deve ser levemente aquecido em banho maria antes de passar no corpo.
Esta prática auxilia no controle do dosha Vata e promove uma excelente nutrição da pele.
Porém atenção, há casos de contra-indicações!
Passar óleo no corpo todo não é recomendado quando há a presença de ama ou quando o agni não está funcionando adequadamente. Neste casos, pode haver uma forte sensação de indigestão após esta prática.
Você pode estar pensando: “Nossa…mas passar óleo no corpo inteiro demora demais e eu não tenho este tempo”. E eu vou te responder: para tudo podemos achar uma adaptação!!!
Você pode passar o óleo em áreas específicas do corpo, dependendo da cada situação.
Por exemplo:
- Uma mulher que sofre com cólicas menstruais pode passar o óleo de gergelim morno apenas na região do baixo ventre;
- Uma pessoa com dor lombar pode passar o óleo apenas na região lombar;
- Uma pessoa com um agravamento importante do dosha Vata pode passar o óleo nas regiões em que Vata costuma se acumular (abaixo do umbigo);
- Uma pessoa que sofra com questões emocionais, referentes ao desequilíbrio do dosha Vata, pode despejar uma colher de óleo de gergelim aquecido sobre a cabeça, permanecer cerca de meia hora com o óleo e depois retirá-lo lavando o cabelo.
Enfim…há muitas situações que podemos utilizar o óleo no nosso corpo. E vou te falar que os resultados são surpreendentes.
Tipos de óleos e os doshas
De uma forma geral, os óleos no Ayurveda são especialmente indicados para as pessoas com Vata predominante ou quando este dosha se encontra agravado.
Já as pessoas com o dosha Kapha predominante ou com este dosha agravado, devem tomar mais cuidado com o excesso do uso de óleo.
A seguir podemos ver quais óleos são mais indicados para cada tipo de dosha:
Vata | Gergelim, amêndoas e rícino |
Pitta | Coco e girassol |
Kapha | Mostarda e gergelim |
Concluindo
Aqui no ocidente estamos acostumados a usar óleo apenas no preparo das refeições. Até utilizamos óleos no corpo, principalmente as mulheres, mas são óleos com fins cosméticos e na maioria das vezes não são puros.
O Ayurveda abre um pouco a nossa mente sobre as diversas possibilidades de uso de um único óleo.
E o óleo de gergelim, que você usa para preparar suas refeições, pode ser o mesmo óleo que você utiliza para tratar uma enxaqueca, por exemplo. Reforçando que o óleo que estou me referindo é o óleo prensado a frio.
E não se engane…pois o óleo independentemente se entra pela boca ou pela pele passa por um processo de digestão. Por isso, devemos ter cuidado com tudo que usamos na nossa pele.
Espero que um dia você possa experimentar as maravilhas que um único óleo pode fazer no seu corpo e na sua mente!
Quer entender como a terapia ayurveda pode ajudar você a buscar o equilíbrio na sua saúde?
Agende uma consulta e vamos construir uma rotina ayurvédica ideal para você.
Gostou do artigo?
Comments
Leave a reply Cancelar resposta
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
[…] óleos medicados utilizados no Ayurveda são preparados por cozimento prolongado e podem ter como a base do preparo, o óleo de côco, […]
[…] disso, pode ser orientado a aplicação de óleo medicado com ervas medicinais nas narinas. O mais conhecido é o anu […]