Você já parou para pensar qual é o melhor absorvente para o nosso corpo?

Bom, acredito que quando o Ayurveda surgiu, há mais de 5 mil anos, não existia nem o projeto do que chamamos de absorvente nos dias de hoje. Então, se você for ler os textos clássicos não vai encontrar esta resposta por lá. 

Mas levando em consideração todos os conceitos e orientações que o Ayurveda nos dá, podemos chegar a algumas conclusões.

Mas quais são elas?

O sangue menstrual tem o movimento descendente no corpo da mulher e sua saída do corpo ocorre devido a atuação de um dos subdoshas de Vata. Ou seja, o fluxo natural é que ele saia do corpo.

Qualquer coisa que bloqueie este fluxo de saída pode agravar o dosha Vata e ter repercussões negativas no corpo.

Absorvente interno 

O absorvente interno, mais conhecido como O.B é muitooo utilizado. Acredito que quase toda mulher já usou pelo menos uma vez na vida.

Mas sob uma visão do Ayurveda este absorvente não deveria ser utilizado, justamente por atrapalhar o fluxo de saída do sangue menstrual do corpo. Na verdade ele impede a saída do sangue. Este é o objetivo dele.

Sem contar nas diversas substâncias químicas que este tipo de absorvente possui.

Como disse acima, este bloqueio agrava Vata e quando pensamos neste dosha agravado podemos pensar nos diversos desequilíbrios que ele pode acarretar: cólica, dores, intestino preso, variados distúrbios menstruais, entre outros. 

O ideal é que a gente deixe fluir, literalmente. 

Coletor menstrual

O coletor é um copinho de silicone, que deve ser introduzido no canal vaginal, onde coletará o sangue menstrual.

Se a gente compará-lo com o absorvente interno, o coletor permite um fluxo mais livre do sangue menstrual para baixo, mas este sangue não faz todo o trajeto de saída do corpo, como quando usamos um absorvente, por exemplo.

Talvez seja uma opção boa, por permitir o fluxo do sangue para baixo, sem interrompê-lo, desta forma não bloqueando o subdosha de Vata (Apana Vayu).

Também é mais ecológico e não tem a questão de você estar colocando produtos químicos na sua vagina.

Absorventes comuns descartáveis 

Este é o tipo de absorvente que toda mulher usa, usou ou vai usar em algum momento. É o mais comum, mas não necessariamente o melhor.

Isso porque estes absorventes são feitos de muitos produtos químicos, que podem ser prejudiciais à nossa saúde. Um exemplo são as dioxinas, que são substâncias que alguns estudos mostram relação com o desenvolvimento da endometriose.

Além disso, tem grande impacto sobre o meio ambiente. Já parou para pensar quantos absorventes usamos ao longo de uma vida inteira?

Pois é! É assustador pensar isso multiplicado por todas as mulheres do mundo.

E pensando em todas estas questões, uma opção boa são os absorventes reutilizáveis de pano ou mesmo as calcinhas absorventes.

Concluindo…

Há mais de 5 mil anos não existia nada disso, então o Ayurveda, ou melhor, os livros clássicos não recomendam nada disso também kkkkk.

Mas usando o nosso conhecimento e com tudo que falei acima vimos que existem opções um pouco melhores, que permitem um fluxo mais natural do sangue, sem interrompê-lo.

E a lição é sempre usar no nosso corpo aquilo que permite seu funcionamento mais próximo do natural, sem muitas interferências. Esta sempre vai ser uma boa opção.

“Ahh..então eu nunca mais vou poder usar absorvente interno?” Poder você pode, você pode tudo. Desde que faça isso de forma consciente e ciente das consequências que pode ter a curto e a longo prazo.

Ana do Ayurveda

Quer entender como a terapia ayurveda pode ajudar você a buscar o equilíbrio na sua saúde?

Agende uma consulta e vamos construir uma rotina ayurvédica ideal para você.

Clique aqui e saiba mais.