O óleo de gergelim no Ayurveda é muito utilizado e recomendado e pode ser considerado o “queridinho” dos óleos por seu diversos benefícios.

Talvez quando você pense neste óleo, o associe apenas com o preparo das refeições. Mas este óleo vai muitooo além da cozinha.

O Ayurveda emprega este rico óleo em diversas práticas corporais, através do uso tópico na pele, seja puro ou com ervas medicinais, e também recomenda seu uso em algumas práticas corporais. 

Este é um óleo especialmente indicado em casos de agravamento do dosha Vata, por ser um óleo de potência mais quente e muito nutritivo.

Pode ser utilizado puro ou pode servir de base para o preparo de óleos medicados utilizados em terapias corporais.

Índice para te ajudar na leitura

Benefícios do óleo de gergelim

O óleo de gergelim é feito de sementes de gergelim cruas e prensadas e tem usos culinários, medicinais e cosméticos.

Veja alguns dos principais benefícios do óleo de gergelim:

Rico em antioxidantes

Possui antioxidantes, que auxiliam a reduzir os danos celulares causados pelos radicais livres, que quando acumulados nas células podem causar doenças e inflamações.

Propriedades anti-inflamatórias   

Estas propriedades auxiliam no controle e prevenção de doenças inflamatórias.

Excelente para o seu coração 

Uma dieta rica em gorduras insaturadas é boa para a saúde do coração e o óleo de gergelim compreende 82% de ácidos graxos insaturados.

Algumas pesquisas sugerem que o óleo de gergelim pode ajudar a prevenir doenças cardíacas e até retardar o desenvolvimento de placas nas artérias.

Quando utilizado no lugar de óleos ricos em gorduras saturadas pode auxiliar a diminuir os níveis de colesterol.

Um estudo de 1 mês em 48 adultos descobriu que aqueles que consumiram 4 colheres de sopa (59 ml) de óleo de gergelim diariamente tiveram maiores reduções no colesterol LDL (ruim) e triglicerídeos, em comparação com aqueles que consumiram azeite.

Pode auxiliar no controle de açúcar no sangue

O óleo de gergelim pode auxiliar no controle de açúcar no sangue a longo prazo. Um estudo mostrou que após 90 dias ingerindo óleo de gergelim, pacientes com diabetes do tipo 2 apresentaram uma redução significativa do açúcar no sangue em jejum. 

Uso tópico em casos de dor

As dores estão associadas a um agravamento do dosha Vata, que é um dosha associado com secura, leveza e frieza.

Por isso, quando há um agravamento do dosha Vata, devemos utilizar elementos pesados, oleados e quentes para seu equilíbrio, por isso o óleo de gergelim é o óleo mais indicado para casos de agravamento do dosha Vata.

Em casos de dores articular devido desgastes articulares, mais conhecidos como artroses ou osteoartroses, o uso deste óleo sobre a articulação que apresenta a dor pode auxiliar muito.

Fonte: A eficácia do óleo de gergelim tópico em pacientes com osteoartrite do joelho: um ensaio clínico randomizado, duplo-cego, ativo-controlado, de não inferioridade.

Uma pesquisa científica comparou o uso tópico do óleo de gergelim em joelhos de pessoas com osteoartrose que apresentavam dor e compararam com o uso tópico do diclofenaco. E o que eles observaram?

Observaram que a ação do óleo de gergelim não foi inferior a ação do diclofenaco em relação à dor. Ou seja, passar óleo de gergelim foi capaz de reduzir a dor articular.

Mas quando recomendamos usar o óleo de maneira tópica, o óleo deve ser levemente aquecido antes de passar na pele, isso aumenta seu poder de penetração da pele e auxilia ainda mais no controle do dosha Vata.

consulta online em ayurveda

Óleo de gergelim no estresse

Além do uso tópico na pele, o Ayurveda recomenda o uso do óleo de gergelim de uma forma diferente.

No dinacharya, rotina do Ayurveda, recomenda-se que 1 ou 2 gotinhas deste óleo sejam utilizadas em cada narina, diariamente ou você pode apenas molhar a pontinha do dedo mínimo e introduzir nas narinas. 

Esta técnica, conhecida como nasya, é recomendada para tratar e evitar problemas que acometem a cabeça e o pescoço.

A medicina ocidental , tem mostrado através de estudos que o aroma do óleo de gergelim tem propriedades para aliviar o estresse.

Fontes

Óleos medicados no Ayurveda

Os óleos medicados utilizados no Ayurveda são preparados por cozimento prolongado e podem ter como a base do preparo, o óleo de côco, óleo de gergelim ou até ghee. Tudo isso vai depender da indicação do uso deste óleo.

Neste preparo podem ser utilizados:

  • kalka: pasta de ervas provenientes de diferentes partes das plantas;
  • kvatha: decocção prepara de acordo com os princípios ayurvédicos, ou;
  • drava dravya: qualquer outro líquido como leite, suco da carne etc. Para melhorar as propriedades terapêuticas do óleo.

A maioria destes óleos são indicados para serem utilizados externamente, de forma tópica na pele.

O preparo destes óleos necessitam de tempo e dedicação, afinal, você pode demorar de 1 a 2 dias para terminar de preparar seu óleo.

Bochecho com óleo de gergelim no Ayurveda

Existe uma técnica recomendada no Ayurveda chamada de oil pulling. Esta técnica consiste em você utilizar óleo na boca, com o objetivo de melhorar a flora oral, prevenir cáries e mau hálito, além de fortalecer dentes e gengivas.

Existem duas formas de utilizar óleo na boca:

  • Kavala: colocar uma pequena quantidade de óleo, geralmente de gergelim ou côco, e realizar leves bochechos com este óleo, fazendo que com que ele se movimento pela boca;
  • Gundusha: colocar uma grande quantidade de óleo até preencher toda a boca e deixar o óleo parado na boca por um tempo.

Estas técnicas eram recomendadas para serem praticadas diariamente, por pessoas saudáveis, sem nenhuma condição de desequilíbrio, principalmente na boca.

Mas será que realmente você precisa utilizar óleo diariamente na boca para manter a saúde e higiene bucal? Acredito que vale a nossa reflexão.

Depois de assistir um vídeo do Matheus Macedo falando sobre o tema vale refletir sobre o impacto que isso tem no meio ambiente.

Outros óleos utilizados no Ayurveda

Apesar de o óleo de gergelim ser incrível, com propriedades terapêuticas maravilhosas, o Ayurveda também utiliza outros óleos vegetais durante as terapias.

Dentre eles, vou falar sobre dois óleos vegetais super especiais e importantes:

Óleo de rícino no ayurveda

Excelente para amenizar os doshas Kapha e Vata quando estes apresentam-se em excesso, por ser considerado de potência quente e muito penetrante.

Quimicamente, o óleo de rícino é composto pele ácido ricinoleico, que possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias naturais, por isso é muito indicado em casos de dores articulares e musculares.

Possui propriedades rejuvenescedoras e é excelente para a pele e cabelos devido a presença de vitamina E e ácidos graxos ômega.

Quando consumido, tem um forte poder purgativo, auxiliando em casos de constipação. Não consuma óleo de rícino sem orientação.

Óleo de coco no ayurveda

O óleo de coco é muito recomendado em casos de agravamento do dosha Pitta, por possui uma potência fria e ser refrescante. Pode ser utilizado topicamente, na pele, mas também poder ser utilizado em preparos de refeições.

Lembrando que cada óleo vai ter uma função e uma ação em cada dosha. Por isso, após uma avaliação o terapeuta irá recomendar o mais adequado para você.

Leia também: Uso de óles no Ayurveda

Resumo sobre como usar óleo de gergelim no Ayurveda

O Ayurveda utiliza e recomenda muito o uso do óleo de gergelim, seja nas refeições ou em terapias corporais. 

É especialmente indicado em casos de agravamento do dosha Vata. Em casos de agravamento do dosha Pitta deve haver muita cautela, pois é um óleo quente, o que pode agravar o desequilíbrio deste dosha.

Viram como um simples óleo pode fazer maravilhas na sua saúde?

Mas reforço que o óleo de gergelim que falo aqui no texto é o prensado a frio e não o torrado que encontramos facilmente nos mercados.

Ana do Ayurveda

Quer entender como a terapia ayurveda pode ajudar você a buscar o equilíbrio na sua saúde?

Agende uma consulta e vamos construir uma rotina ayurvédica ideal para você.

Clique aqui e saiba mais.

Uma das fonte: 10 Science-Backed Benefits of Sesame Oil