Você já escutou falar de fibromialgia ou conhece alguém que tenha este diagnóstico?

Neste post vou falar um pouco sobre esta doença e como o Ayurveda pode atuar na busca de uma melhor qualidade de vida.

O que é fibromialgia?

É uma condição crônica caracterizada por dor e sensibilidade nos músculos, tendões e articulações e acomete com muito mais frequência as mulheres.

Além disso, é comum estar presente alteração do sono, sensação de cansaço ao acordar, fadiga crônica, ansiedade, depressão e distúrbios na função intestinal.

Apesar de ser uma doença muito comum, ainda não se sabe ao certo as suas causas.

É uma doença reumática bem diferente das demais, pois o paciente não apresenta inflamação nos tecidos e não apresenta comprometimento dos órgãos internos.

Os pacientes costumam apresentar dor generalizada pelo corpo, mais especificamente nos músculos e não costumam apresentar queixas de dores articulares.

Algumas pessoas acabam confundindo a fibromialgia com a síndrome dolorosa miofascial, que também causa dor muscular, porém na síndrome dolorosa miofascial a dor é mais localizada, geralmente em um músculo específico, com a presença de ponto gatilho no músculo, o que gera dor irradiada.

Sinais e sintomas de fibromialgia

Sinais e sintomas de fibromialgia

O principal sintoma é a dor, que muitas vezes torna-se incapacitante. Como disse anteriormente, estes pacientes não apresentam processos inflamatórios nos tecidos, mas apresentam um limiar de dor muito baixo e se tornam muito sensíveis.

A dor costuma ser generalizada por todo o corpo e bilateralmente.

A fadiga está presente em cerca de 90% dos casos, onde possivelmente existe uma associação com o sono não reparador nestes pacientes.

E sabemos que existe uma relação bem importante entre sono e dor, pois é frequente a presença de dor em pessoas que sofrem de insônia e que não apresentam sono reparador. 

É muito comum que estejam associadas questões emocionais e mentais como alteração do humor, irritabilidade, depressão e ansiedade. 

Estes pacientes ainda podem apresentar enxaquecas e dores de cabeças tensionais, sensação de dormência ou formigamento pelo corpo, dor abdominal associada à síndrome do intestino irritável.

Como podemos ver, existem muitos sinais e sintomas diferentes na fibromialgia, e cada paciente manifesta a doença de uma forma diferente. Por isso é sempre muito importante o acompanhamento individualizado. 

consulta online em ayurveda

Visão do Ayurveda sobre a fibromialgia 

De acordo com o Ayurveda, de um modo geral, o principal dosha envolvido na fibromialgia seria o Vata, que em desequilíbrio poderia levar a este quadro e, além disso, pode haver também presença de ama nestes pacientes. 

Se pensarmos nas consequências de um desequilíbrio de dosha Vata, observamos que a maioria dos sintomas encontrados na fibromialgia também são encontrados no desequilíbrio deste dosha.

Dentre estes sintomas podemos citar: dores, ansiedade, alteração de humor e alteração do sono. Por isso que provavelmente estes pacientes apresentem como base da doença o desequilíbrio deste dosha. 

É importante lembrarmos que o Vata é o dosha que mais causa doenças e desequilíbrios e quando ele encontra-se agravado no corpo, também pode ocorrer de os outros doshas entrarem em desequilíbrio e causarem outras manifestações no corpo.

É importante avaliar se estes pacientes apresentam ama, pois alguns sintomas que são comuns nesta doença também nos remete a queixas apresentadas por pessoas que apresentam ama no corpo. Como nos casos da presença de fadiga, cansaço e sensação de peso.

Tratamento do Ayurveda para fibromialgia

O tratamento no Ayurveda nunca é uma receita de bolo que servirá para todos os pacientes. 

É importante que seja realizada uma avaliação detalhada da vida, rotina e alimentação desta pessoa para que se possa buscar a raiz do desequilíbrio. 

Acredita-se que o dosha Vata sempre esteja envolvido nestes casos, mas uma avaliação individualizada detectará se outros doshas estão envolvidos nos desequilíbrios e se há a presença de ama.

Quando o paciente apresenta ama, este será orientado sobre uma alimentação e práticas para eliminação destas ”toxinas”.

De um modo geral, este paciente deverá :

  • evitar alimentos industrializados, processados e refinados;
  • evitar açúcares e farinhas brancas;
  • evitar ingerir alimentos pesados;
  • evitar misturar alimentos de origem animal na mesma refeição;
  • priorizar legumes e verduras, se possível cozidos;
  • não comer sem fome e mais que o necessário de acordo com a sua fome;
  • não comer antes da refeição anterior ter sido digerida;
  • alguns chás digestivos, como o de gengibre e de funcho, ajudam a eliminar ama quando ingeridos após as refeições.

Caso o terapeuta observe que o agni encontra-se baixo, serão realizadas orientações para melhorar a capacidade digestiva para melhor absorção dos alimentos  e para evitar formação de mais ama.

Como Vata é um dosha que normalmente está envolvido, as orientações no estilo de vida e alimentação serão voltadas principalmente para pacificar este dosha.

Algumas dicas gerais que buscam manter este dosha em equilíbrio:

  • Evite o excesso de alimentos de sabor picante, amargo ou adstringente;
  • Evite excesso de verduras cruas (opte por refogá-los ou utilize azeite ou óleo de gergelim com um pouco de limão);
  • Evite excesso de açúcar branco;
  • Evite carnes secas, envelhecidas e em conserva;
  • Evite excesso de bebidas gaseificadas e estimulantes, como café, chá preto, chá mate;
  • Evite excesso de bebidas alcoólicas;
  • Evite alimentos secos (frutas secas, aveia seca, granola seca crua, biscoito, bolachas), gelados e congelados;
  • Evite  excesso de temperos picantes e pimentas;
  • Opte por alimentos de sabor ácido, doce e salgado;
  • Prefira alimentos cozidos, mornos, úmidos;
  • Pratique uma atividade física leve, como yoga, pilates evcaminhada;
  • Realize a auto-oleação da pele e evite deixá-la seca.

Leia também: Alimentação Ayurvédica: introdução para iniciantes.

Conclusão 

A fibromialgia é uma doença crônica e por isso seu manejo requer mudanças no estilo de vida para que seja possível uma melhor qualidade de vida a longo prazo.

Dentro do Ayurveda, a base do tratamento é a alimentação mais indicada para você, somada às orientações de mudanças no estilo de vida, dentro das suas possibilidades.

A fitoterapia é uma grande e excelente aliada nos tratamentos ayurvédicos, mas lembrem-se que a erva sozinha não faz milagre. Ela faz parte de um tratamento e a mudança sempre começa por você. 

Temos que pensar que se hoje somos uma consequência de tudo que fizemos nos anos anteriores, o que queremos ser nos próximos anos?

Muitas doenças demoram anos e anos para se manifestarem no nosso corpo. Mas muitas pessoas buscam tratamentos milagrosos que promovam melhora em um ou dois meses.

Lembrem-se que tanto a doença quanto a saúde é uma construção de anos e anos. E mesmo uma doença que não possui cura, é possível sim viver com melhor qualidade de vida. Isso só depende de você.

Ana do Ayurveda

Quer entender como a terapia ayurveda pode ajudar você a buscar o equilíbrio na sua saúde?

Agende uma consulta e vamos construir uma rotina ayurvédica ideal para você.

Clique aqui e saiba mais.