No Ayurveda, cada fase do ciclo menstrual possui a predominância de um determinado dosha.
Dia do ciclo | Fase do ciclo | Dosha |
1 a 4 | Fase menstrual: fluir o sangue | Vata |
5 a 14 | Fase proliferativa: conceber | Kapha |
15-28 | Fase secretora: não conceber | Pitta |
No período em que estamos menstruadas, o dosha Vata é o que está mais em destaque no nosso corpo, afinal, é este o dosha responsável pela eliminação do sangue menstrual para fora do nosso corpo.
Se por algum motivo este dosha estiver muito agravado durante o período menstrual, a mulher pode apresentar algumas queixas e sintomas como:
- enxaqueca;
- cólica;
- dores;
- insônia;
- intestino preso e;
- gases.
Dores durante a menstruação?
Existem muitas mulheres que ficam realmente muito mal durante o fluxo menstrual, sofrem muito com as cólicas e outras dores.
Na interpretação do Ayurveda, as cólicas e dores, no geral, podem ocorrer devido ao aumento do dosha Vata.
Por isso é importante neste período a gente tentar ter uma rotina e alimentação que equilibre este dosha e, evitar o seu agravamento, já que é um período que ele se encontra mais predominante no corpo.
No Ayurveda, utilizamos o princípio de semelhante aumenta semelhante e oposto reduz oposto.
Sabendo disso e também que o dosha Vata tem as características de secura, leveza e frieza, temos que pensar em alimentos com as características opostas para serem consumidos nesta fase que são: untuoso, pesado e quente.
Isso de uma maneira geral, certo meninas?
Então, as mulheres que já tem um Vata mais marcante na sua constituição e tendem a agravar este dosha facilmente, são as que mais devem ter atenção no período menstrual.
Dicas para o período menstrual
Estas dicas, de uma maneira geral, auxiliam a controlar o dosha Vata, que durante a menstruação está mais marcante.
Principalmente as mulheres que sofrem muito com dor (independente da localização e tipo) durante a menstruação, devem se atentar para as seguintes dicas:
- evite alimentos secos;
- evite alimentos e bebidas gelados e congelados;
- evite excesso de pimenta na comida;
- evite ingerir alimentos crus;
- evite refrigerantes;
- evite bebidas estimulantes, como chá preto, café e chá mate;
- evite excesso de açúcar e farinha refinados.
Prefira:
- alimentos quentes e untuosos;
- bebidas mornas ou quentes;
- alimentos bem cozidos e oleados;
- chás como erva-doce e erva-cidreira.
Sabe aquele conselho de vó: “não toma friagem menstruada”, “não anda descalça menstruada” kkkkkk. Então…de certo modo, nossas avós têm razão.
Se a gente sabe que Vata é frio e a gente tem que evitar tudo que agrave demais o Vata neste momento, então tomar friagem ou passar frio não é a melhor opção.
Os tipo de TPM
Muitas mulheres também apresentam sintomas antes da menstruação, mas estes sintomas variam muito de mulher para mulher.
Em uma visão ayurvédica estes sinais/sintomas podem representar o agravamento de um ou mais doshas.
TPM Pitta
Uma TPM com características de PItta, é aquela em que a mulher sente-se muito irritada, com raiva e sem paciência. Pode ser que ocorra também:
- intestino mais solto;
- espinhas no rosto;
- vermelhidão na pele.
TPM de Kapha
Já a TPM com características de Kapha, é aquela em que a mulher fica mais sensível emocionalmente, chora por qualquer coisa, fica mais triste e quieta. Pode ser que ocorra também:
- retenção de líquido importante;
- seios inchados.
TPM de Vata
E por último, a TPM com características de Vata é aquela em que a mulher sente dores, seja cólica, dor de cabeça, dor na lombar, fica mais ansiosa, podendo apresentar episódios de insônia. Pode ser que o intestino fique mais preso também.
Estas são algumas características que podemos encontrar em algumas mulheres, mas a saúde não é uma ciência exata e a gente não pode se colocar dentro de caixinhas, ou seja, dificilmente uma mulher vai apresentar uma TPM só com características de Vata ou só de Pitta ou só de Kapha.
As orientações durante o período da TPM vai depender dos sinais/sintomas mais presentes neste momento e que mais te incomodam.
Por exemplo: se você fica muito pra baixo, deprimida, sem ânimo para nada e com muita retenção de líquido, talvez o ideal sejam alimentos e condutas que pacifiquem o dosha Kapha.
Concluindo…
Cada mulher é única e não existe uma formula mágica para os sintomas pré-menstruais e menstruais. O que existe é o que é mais indicado para você.
As dicas para manter o Vata mais em equilíbrio durante o período menstrual são dicas gerais, afinal, toda mulher que menstrua está com seu dosha Vata mais “presente”, mas se a mulher apresenta outro desequilíbrio naquele momento, tudo isso deve ser levado em conta.
Se você sofre com os sintomas pré-menstruais ou menstruais procure ajuda. O Ayurveda é uma ótima opção para você se reconectar com você mesma e para você encontrar mais equilíbrio.
Quer entender como a terapia ayurveda pode ajudar você a buscar o equilíbrio na sua saúde?
Agende uma consulta e vamos construir uma rotina ayurvédica ideal para você.
Gostou do artigo?
Comments
Leave a reply Cancelar resposta
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
[…] Se você quiser entender um pouco mais sobre a visão do Ayurveda sobre a TPM clique aqui. […]