Uma coisa é fato e acredito que todas já estão cansadas de ouvir que a nossa alimentação é muito importante para nossa saúde. Mas e quando pensamos em saúde da mulher? Será que a nossa alimentação também influencia no funcionamento adequado do nosso sistema reprodutor?

Com toda certeza, sim!

Alguns estudos mostram a relação entre a dieta e o desenvolvimento de sintomas pré-menstruais. O consumo excessivo de alimentos hipercalóricos, com muito sal, muito açúcar ou muita gordura foram associados com sintomas físicos pré-menstruais.

Enquanto o consumo de frutas foi associado a uma redução no risco de desenvolvimento de sintomas comportamentais. 

Ciente disso, entender quais alimentos que ajudam na TPM é muito importante para aliviar esse momento pelo qual grande parte das mulheres passam.

Por isso, para ter um cuidado pleno da nossa saúde feminina, é preciso ter atenção na sua rotina e em diversos sinais que seu corpo revela ao longo do mês.

Por isso, se você quiser cuidar da sua saúde feminina, deve se atentar e cuidar da sua alimentação, atividade física, sono adequado, além do manejo dos estresse e das suas emoções.

Para te ajudar a conhecer quais alimentos que ajudam na TPM, vou contar um pouco sobre a visão da medicina milenar da Índia, o Ayurveda.

consulta online em ayurveda

Índice para te ajudar na leitura

Qual é a visão do Ayurveda no ciclo menstrual?

Antes de mostrar quais alimentos ajudam na TPM, gostaria de explicar um pouco da visão da medicina ayurvédica sobre o nosso menstrual.

Se você tiver curiosidade de entender um pouco mais recomendo a leitura de outro texto aqui do blog: O ciclo menstrual no Ayurveda, ou, se preferir pode assistir o vídeo abaixo.

Alimentos que ajudam na TMP segundo a medicina ayurvédica

Alimentos para aliviar a TMP segundo a medicina ayurvédica

Quando falamos de sintomas pré-menstruais, podemos citar diversas situações diferentes que acontecem com algumas mulheres. 

Por isso, o ideal é que uma orientação ayurvédica sobre a melhor alimentação para você seja algo individualizado, olhando e cuidando dos sintomas que você está apresentando. 

Massss de uma forma geral, podemos citar alguns tipos de alimentos que você deve dar preferência e outros que você deve evitar ao longo da sua vida como:

  • prefira: alimentos naturais, sem conservantes, além de frutas, legumes e verduras da estação;
  • evite ao máximo: excesso de álcool, cafeína, alimentos industrializados e processados, excesso de sal e açúcar e excesso de gordura.

Quais alimentos que ajudam na TPM?

  • alimentos mornos e cozidos;
  • alimentos naturais, como frutas, verduras e legumes da época;
  • alimentos levemente untuosos;
  • tubérculos, como batatas, cenoura, mandioca e beterraba;
  • alimentos de sabor mais adocicado (naturalmente), como a batata, beterraba e cenoura.

Alimentos que você deve evitar na TPM

  • o excesso de alimentos de sabor amargo, adstringente e picantes;
  • alimentos secos, crus, gelados e congelados.

Chá para TPM

No Ayurveda, muitas vezes indicamos algumas ervas que podem auxiliar durante o tratamento.

As ervas sempre devem ser indicadas caso a caso, após uma avaliação, mas de forma geral, vou falar um pouquinho sobre duas ervas que podem auxiliar neste período e, que além de serem consideradas seguras, a maioria de nós possui em casa.

Chá de Gengibre

O gengibre é uma planta muito especial e muito utilizada dentro do Ayurveda devido seus diversos efeitos benéficos para nossa saúde. 

Há estudos na medicina Ocidental que mostram os efeitos positivos do uso do gengibre no tratamento dos sintomas físicos e comportamentais da síndrome pré-menstrual.

E, também, há pesquisas que mostram seu efeito positivo no tratamento das cólicas menstruais.

Chá de Erva-cidreira

A erva cidreira é outra plantinha bem utilizada e importante dentro do Ayurveda. 

Os efeitos dela vão desde leve calmante até melhora nos sintomas da dismenorreia (cólicas menstruais).

Atenção também na sua digestão 

Muitos acreditam que somos aquilo que comemos. Mas o Ayurveda nos ensina que somos aquilo que digerimos.

Isso porque se você tem uma alimentação super saudável, mas sua digestão não é boa, então seu corpo não aproveitará todas as maravilhas dos alimentos que você ingere.

Por isso, para o Ayurveda, a nossa digestão é de extrema importância.

É muito importante pensarmos sim em uma alimentação adequada, mas não podemos deixar de pensar na nossa capacidade de digestão também.

Por isso que, em uma consulta ayurvédica, o terapeuta irá avaliar como está a sua digestão e caso note alguma alteração, iniciará o tratamento por aí.

Cuide-se de forma integral 

É importante reforçar que o tratamento sempre deve ser realizado de forma integral, levando em consideração aspectos da sua rotina e também das suas emoções.

Por isso, a alimentação é apenas uma parte do tratamento. 

Além de comer bem, você deve dormir bem, praticar atividade física, descansar, controlar seu estresse e se atentar para suas emoções.

Melhorar sua rotina e suas escolhas diárias é o que irá realmente ter resultado a longo prazo.

Se você quiser entender um pouco mais sobre a visão do Ayurveda sobre a TPM clique aqui.

Concluindo…

Como vimos no início do texto, estudos comprovam a influência da nossa alimentação no nossos sintomas pré-menstruais.

Por isso, sempre é importante mantermos uma alimentação mais saudável ao longo da nossa vida e não apenas alguns dias antes de a menstruação chegar.

Cada mulher vai sentir e perceber a chegada da menstruação de forma bem diferente no seu corpo e até em seu emocional. Por isso é tão importante uma avaliação e orientação individualizadas.

Mas é sempre importante observarmos e auto avaliarmos nossa situação geral de saúde como: mente, corpo e emoções, incluindo rotina e hábitos de vida.

Ana do Ayurveda

Quer entender como a terapia ayurveda pode ajudar você a buscar o equilíbrio na sua saúde?

Agende uma consulta e vamos construir uma rotina ayurvédica ideal para você.

Clique aqui e saiba mais.