Todos os seres vivos possuem os 3 doshas, que são os elementos funcionais responsáveis por todos os fenômenos fisico-químicos e fisiológicos.

Esses 3 doshas são formados pela combinação dos cinco elementos (éter, ar, água, fogo e terra), porém cada dosha possui combinações em diferentes proporções destes cinco elementos, o que acaba resultando em diferentes propriedades para cada dosha.

Dosha Vata

Constituído principalmente pelos elementos ar e éter, o que confere as características de leveza, frieza, secura, mobilidade e instabilidade.

Dosha Pitta

Constituído principalmente pelos elementos fogo e água, o que confere as características de leveza, calor, ardência, leve untuosidade.

Dosha Kapha

Constituído principalmente pelos elementos água e terra, o que confere as características de  liquidez, frieza, oleosidade, viscosidade, dureza, estabilidade, peso, densidade.

Principais locais dos 3 doshas

Estes doshas são encontrados em cada célula do corpo e todos nós possuímos os três. Porém, cada dosha “reside” predominantemente em um lugar no nosso corpo.

O dosha Vata pode ser encontrado principalmente na parte inferior do corpo, incluindo intestino grosso, região pélvica, bexiga, membros inferiores e ossos.

O dosha Pitta encontra-se principalmente na região mediana do corpo, incluindo abdômen e principalmente intestino delgado, mas também na linfa, nos olhos, pele e suor.

E o dosha Kapha encontra-se principalmente na região superior do corpo, nos pulmões, cabeça, garganta, estômago, secreções e nos músculos.

Apesar de todos nós possuirmos os 3 doshas no nosso corpo, estes estão presentes  em uma proporção diferente em cada indivíduo.

Ou seja, algumas pessoas possuem um dosha mais predominante que os outros 2 doshas, outras pessoas possuem 2 doshas mais predominantes e tem raras exceções que possuem os 3 doshas na mesma proporção.

Agni: O fogo digestivo

O agni é o nosso fogo digestivo, ou seja, é a capacidade que o nosso corpo tem de digerir os alimentos e é muito importante dentro do Ayurveda. Sem agni não há vida e onde há vida, há fome.

Na nossa cultura ocidental é muito comum a frase: “Você é aquilo que você come”, mas o Ayurveda aborda de uma maneira muito mais profunda: “Você é aquilo que consegue digerir”.

Vamos fazer uma simples e rápida reflexão sobre estas frases e ver qual faz mais sentido. 

A primeira frase não é uma mentira, afinal se você se alimenta basicamente de alimentos processados e industrializados, dificilmente terá uma saúde plena, mas é uma visão muito superficial.

A segunda frase traz muito mais verdade, pois você pode ter a alimentação balanceada e saudável, ser regrado nos horários, ter uma alimentação baseada em legumes, frutas e verduras sem nenhum alimento industrializado, mas se seu poder de digestão (agni) não estiver funcionando bem, seu corpo não será capaz de digerir este alimento adequadamente e seus tecidos não receberão todos os nutrientes que deveriam receber dos alimentos ingeridos.

Qual a importância do agni?

Se o agni não está funcionando de maneira adequada, pode haver formação de ama, que é tudo o que não foi digerido adequadamente. Ama pode invadir os tecidos do corpo e causar desequilíbrios ou doenças.

Ou seja, a alimentação é sim importante e muito importante. Mas temos que nos atentar como está nosso poder digestivo.

Quantas vezes você já não comeu algo que está acostumado a comer ou mesmo uma comida leve, mas depois sente um desconforto, uma certa indigestão? Pois é, pode ser que seu fogo digestivo não esteja “calibrado”.

Fogo digestivo alterado

Existem 3 tipos de situações em que o fogo digestivo pode estar alterado.

Uma é quando o fogo digestivo está muito baixo, podendo haver sensação de peso, estufamento e sensação de empachamento.

Outra situação é quando o fogo digestivo está muito alto, podendo haver sensação de queimação e azia.

E por último, o fogo digestivo pode estar irregular, podendo ocorrer formação de gases e muitos “barulhos” durante a digestão.

Uma digestão equilibrada ocorre sem desconfortos abdominais e sensações desagradáveis.

Concluindo…

Entender o conceito, representação e quais são as características dos doshas e o conceito de agni e ama, nos permite entender o conceito de saúde.

Toda a avaliação e tratamento do Ayurveda se baseia na avaliação dos doshas, agni e presença de ama.

Todo desequilíbrio é causado por um desarmonia em um, dois ou nos três doshas dependendo da situação e por um baixo agni.

Promover e melhorar o nosso poder digestivo é a prevenção de futuros possíveis desequilíbrios.

Desta forma, o terapeuta ayurvédico será capaz de avaliar todos estes componentes e orientá-lo sobre mudanças nos seus hábitos de vida e alimentação para que você consiga retornar para seu equilíbrio.

Seja bem-vinda(o) ao cuidado da sua saúde de maneira integral, integrando mente, corpo e emoções.

Ana do Ayurveda

Quer entender como a terapia ayurveda pode ajudar você a buscar o equilíbrio na sua saúde?

Agende uma consulta e vamos construir uma rotina ayurvédica ideal para você.

Clique aqui e saiba mais.