Quando falamos dos benefícios do açafrão, logo me vem a pergunta, você é do time “comida bem temperada” ou do time “só sal está bom”?
Relato pessoal
Vou contar para você que até alguns anos atrás eu era do time do “só sal está bom”. Eu era do tipo que falava assim: “alho e cebola para quê?”, acreditem se quiser.
Mas uma mudança muito grande aconteceu depois que comecei a estudar Ayurveda, onde tive que estudar as propriedades, características e funções de muitas especiarias e ervas, sendo que muitos delas ainda eram desconhecidas para mim.
Neste mesmo período mudei muito minha alimentação e praticamente parei de comer alguns tipos de carne, sendo que, muito raramente, eu comia peixe nos almoços de domingo na casa da minha mãe.
Sendo que em casa minha alimentação era basicamente arroz, feijão, verduras e muitos legumes.
E, justamente neste momento, comecei a usar e abusar das ervas e especiarias nas minhas refeições.
Especiarias para quê?
As especiarias e ervas não apenas dão sabor para nossa comida, mas, na medida certa, podem auxiliar muito na nossa saúde.
Muitas pessoas torcem o nariz quando escutam a palavra vegetariana, porque acham que a comida é “sem graça” e não tem sabor. Mas vou te falar: a comida só é “sem graça” se você não utiliza temperos.
Você já comeu carne sem tempero? É péssimo também.
Você não precisa ser vegetariana(o) para ter os legumes e verduras como base da sua alimentação, no entanto, é de senso comum que este tipo de alimento é essencial para uma refeição saudável.
Então, que tal deixa-los mais saborosos?! Para isso podemos utilizar a grande variedade de especiarias disponíveis nas lojas e mercados.
Açafrão da terra, também conhecido como cúrcuma
Hoje vou falar de uma plantinha, muito utilizada como especiaria que eu amo utilizar em alguns pratos e que tem muitos benefícios para nossa saúde: o açafrão da terra, também conhecido como cúrcuma.
Ela vem da família Zingiberaceae (a mesma do gengibre) e em sânscrito é chamada de “Haridra” (“A Amarela”), “Gauri” (“Aquela cuja Face é Leve e Brilhante”), “Kanchani” (“Golden Deusa”) e Aushadhi (“Erva”). Chama-se “Jiang Huang” em chinês e “Haldi” (“Amarelo”) em hindi, o nome mais comum na Índia.
As propriedades curativas do açafrão estão no caule dourado, ou rizoma, a mesma parte usada para dar sabor, colorir e conservar alimentos.
Alguns autores relatam que a cúrcuma é uma espécie de panaceia, pois acreditam que ela seja capaz de curar todos os males.
Talvez esta ‘fama’ ocorra devido a muitos e muitos estudos sobre o poder terapêutico da curcumina, que possui importante atividade neuroprotetora, antioxidante, anti-inflamatória e antiproliferativa.
A ciência moderna está começando a reconhecer e entender as incríveis qualidades curativas da cúrcuma e muitas pesquisas estão sendo realizadas atualmente.
O ingrediente ativo da cúrcuma é chamado de “curcumina”, embora em seu estado bruto a cúrcuma contenha apenas 2-5% de curcumina. Ela é a substância responsável pela atividade biológica da cúrcuma e quando combinada com pimenta-do-reino, a curcumina torna-se 2.000 vezes mais potente.
Açafrão no Ayurveda
Esta especiaria de cor vibrante é considerada tridosha, ou seja, é indicada nos casos de desequilíbrio dos três doshas. Porém, se consumida em excesso pode agravar os doshas Vata e Pitta.
Essa especiaria é muito útil em casos de digestão fraca, principalmente com sintomas de aumento do dosha Kapha, como sensação de peso, empachamento e digestão demorada.
Auxilia no processo digestivo e aumenta o poder do nosso agni. E por estimular o fogo digestivo, também é indicado em casos de anemia.
Auxilia em casos de alergia, processos inflamatórios, principalmente nas articulações.
Atua de maneira eficaz nas vias áreas respiratórias, auxiliando no tratamento de asma, bronquite, amigdalite, faringite, sinusite, tosse e infecções em geral nas vias aéreas.
Também provou ser eficaz no tratamento de algumas das doenças como: artrite, diabetes, síndrome do intestino irritável, indigestão, inflamação, acne, infecções do trato urinário, infecções renais, hemorróidas, doença hepática, amenorréia, bronquite, resfriado comum, dores de cabeça e por aí vai…
A cúrcuma ajuda a equilibrar os sistemas reprodutivo e de lactação femininos e, nos homens, purifica e melhora a saúde do sêmen.
Ufa! Quantos benefícios, né!
Devido à sua vasta gama de finalidades medicinais e versatilidade, o açafrão é uma das ervas mais importantes em qualquer armário de medicina natural. Por isso, você sempre tenha esta preciosidade no seu armário.
Alguns benefícios do açafrão:
- ação digestiva
- carminativa
- imunizante
- antialérgica
- antimicrobiana
- anti-inflamatória
- cicatrizante
- antioxidante
Benefícios do Açafrão contra a depressão
Podemos encontrar alguns estudos que avaliam o uso da cúrcuma no tratamento da depressão e o que se observou foi que a curcumina, presente na cúrcuma, tem uma ação muito importante e uma resposta muito positiva.
Em um estudo publicado na revista Phytotherapy Research foi evidenciado que a curcumina é segura e eficaz no tratamento de depressão maior crônica, podendo até ser considerada superior à fluoxetina nos pacientes avaliados.
Além disso os autores apontam sobre o fato de a curcumina não apresentar os efeitos colaterais e a toxicidade da droga convencional (fonte: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23832433/).
Em outro estudo, os autores verificaram que a curcumina quando administrada com a piperina, que é encontrada na pimenta preta (pimenta do reino), provoca efeitos antidepressivos superiores quando comparado com a administração da curcumina sozinha.
A piperina potencializa a absorção da curcumina, que possui baixa biodisponibilidade. Por isso, sempre é interessante que se associe o uso da cúrcuma com a pimenta preta para uma melhor absorção e melhor aproveitamento de todas estes maravilhosos benefícios.
Especiaria ou remédio?
Além de nos auxiliar a dar mais sabor às nossas refeições, ela também é utilizada na fitoterapia no ayurveda para tratar diversos desequilíbrios.
Lógico que para o tratamento de algum desequilíbrio específico, um terapeuta deve lhe orientar a quantidade e a forma de consumo mais adequada para seu caso.
Inclusive, podemos encontrá-la em forma de cápsulas ou gotas para administração oral, como no caso da tintura, e ela é considerada segura e bem tolerada quando consumida de forma adequada adequada, sem efeitos colaterais significativos.
Mas uma coisa é fato, aprender a utilizar esta maravilha nas suas refeições só lhe trará benefícios, principalmente por sua ação digestiva.
Então, para pessoas que apresentem alguma dificuldade de digestão, fica a dica de utilizá-la no preparo da comida ou mesmo salpicando sobre a comida pronta, para dar um gostinho a mais.
Por isso, arrisque-se e abuse das ervas e especiarias.
A natureza nos proporciona tudo aquilo que precisamos para nossa saúde.
Nada de ficar utilizando temperos industrializados, cheios de sódio e sabor artificial.
Experimente combinações e inove na sua comida do dia a dia.
Além de deixar os pratos muito mais saborosos, melhora a nossa saúde.
Fonte: https://www.ayurvedacollege.com/blog/turmeric/
Quer entender como a terapia ayurveda pode ajudar você a buscar o equilíbrio na sua saúde?
Agende uma consulta e vamos construir uma rotina ayurvédica ideal para você.
Gostou do artigo?
Comments
Leave a reply Cancelar resposta
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
[…] cúrcuma e o açafrão são duas especiarias distintas. A cúrcuma é extraída da raiz da planta Cúrcuma longa, enquanto […]