A congestão nasal é uma condição muito comum que ocorre quando os tecidos nasais e os vasos sanguíneos ficam inflamados e inchados. Com isso, o fluxo de ar fica obstruído nas narinas, resultando em dificuldade para respirar pelo nariz.

Muitas vezes a congestão nasal é acompanhada de outros sintomas, como secreção nasal, espirros, coceira no nariz e dor de cabeça.

Ela pode ser causada por diversos fatores, como infecções virais, alergias, fatores irritantes externos, como fumaça ou poluição, mudanças climáticas e até mesmo certos medicamentos e, por isso, o tratamento da congestão nasal pode variar dependendo da sua causa.

Para infecções virais, hidratação e medicamentos para alívio dos sintomas, como descongestionantes e analgésicos, podem ser recomendados por médicos.

Mas em alguns casos, especialmente quando não há infecção bacteriana ou viral, algumas soluções simples podem ajudar a aliviar os sintomas de congestão nasal.

No entanto, se a congestão nasal persistir por mais de algumas semanas ou estiver associada a outros sintomas graves, é importante procurar orientação médica para um diagnóstico e tratamento adequados.

Continue lendo e entenda quando buscar por tratamentos naturais para aliviar a congestão nasal.

Índice para ajudar na leitura

Sintomas da congestão nasal

Dificuldade para respirar pelo nariz

A obstrução nasal pode tornar a respiração pelo nariz difícil ou impossível, levando à respiração pela boca.

Secreção nasal

Pode haver um aumento na produção de muco nasal, levando a uma secreção nasal aquosa ou espessa. A cor do muco pode variar de claro a amarelo ou verde, dependendo da causa subjacente.

Espirros

A congestão nasal muitas vezes está associada a espirros frequentes, que são uma resposta do corpo para tentar limpar as passagens nasais.

Coceira no nariz

Algumas pessoas podem experimentar coceira no nariz como resultado da irritação das membranas mucosas nasais.

Pressão facial

O acúmulo de muco nas passagens nasais pode causar uma sensação de pressão ou plenitude no rosto, especialmente ao redor dos olhos, bochechas e testa.

Dor de cabeça

A congestão nasal pode estar acompanhada de dor de cabeça devido à pressão e à inflamação nos seios paranasais.

Ronco

A obstrução nasal pode levar ao ronco durante o sono, especialmente se o nariz estiver completamente bloqueado, forçando a pessoa a respirar pela boca.

Distúrbios do sono

Devido à dificuldade em respirar pelo nariz, a congestão nasal pode causar distúrbios do sono, como insônia, sonolência diurna e dificuldade em dormir profundamente.

Congestão nasal na visão do Ayurveda

O Ayurveda, medicina tradicional da Índia, acredita que todos os desequilíbrios no nosso corpo físico podem ser explicados através do desequilíbrios dos doshas, que são as unidades funcionais que explicam todos os eventos fisiológicos que acontecem no nosso corpo.

Além do equilíbrio dos doshas, que são formados pelos 5 elementos (ar, éter, fogo, água e terra), para a manutenção e recuperação da saúde é importante manter a nossa capacidade digestiva funcionando a pleno vapor.

Digestão boa = imunidade boa.

Ana Claudia – Fisioterapeuta e Terapeuta Ayurvédica

Sob uma visão do Ayurveda, a congestão pode ter base no desequilíbrio de 2 doshas: Vata e Kapha e além disso, muito possivelmente a capacidade digestiva encontra-se fraca.

Os desequilíbrios dos doshas podem ocorrer por diversos motivos: alimentação, clima, estação do ano, hábitos de vida, falta de atividade física, estresse, rotina, entre outros fatores.

Dentro de um tratamento ayurvédico é importante sempre uma avaliação individualizada para entender a causa raiz dos desequilíbrios.

consulta online em ayurveda

Importância da alimentação para tratamento da congestão nasal

A alimentação é parte muito importante do tratamento de qualquer situação de saúde, por isso é muito importante se atentar aos alimentos que você escolhe ingerir.

Se você sofre de congestão nasal é importante saber os alimentos que podem piorar o seu caso.

Prefira alimentos:

  • Alimentos quentes e untuosos;
  • Especiarias picantes para utilizar no preparo de refeições, como gengibre, cúrcuma e pimenta do reino;
  • Tome chás de potência quente, como chá de gengibre e chá de canela;
  • Mantenha-se bem hidratado.

Evite alimentos:

  • Alimentos processados, industrializados e gordurosos;
  • Cuidado com o excesso de leite e derivados;
  • Cuidado com excesso de farinha branca e açúcar refinado;
  • Alimentos gelados e congelados;
  • Alimentos crus;
  • Bebidas geladas.

A alimentação é algo muito particular e, por isso, é importante uma avaliação individualizada.

Além disso, é importante lembrar que não é apenas a alimentação que deve ser modificada, mas todos as suas escolhas diárias na sua rotina vão impactar na sua saúde.

Ervas para aliviar a congestão nasal

O Ayurveda utiliza ervas quando estas se fazem necessárias durante um tratamento.

Dentre as ervas mais utilizadas para questões das vias aéreas superiores podemos citar o gengibre, cúrcuma e canela.

Você pode consumi-las na forma de chá ou com um pouco de mel. O mel também se mostra eficaz no tratamentos de algumas situações alérgicas.

A erva mais indicada para o seu caso e a forma de consumo devem ser orientadas por um terapeuta ayurvédico após avaliação do caso.

Óleo de gergelim para congestão nasal

Passar óleo de gergelim, preferencialmente morno, nas narinas diariamente é uma recomendação do Ayurveda para manutenção da saúde e para manter o dosha Vata equilibrado, especialmente na região da cabeça e pescoço.

É recomendado que você passe apenas a ponta do seu dedo embebida em óleo em cada narina.

Esta prática é especialmente recomendada em climas frios e secos, pois há uma maior tendência a desequilíbrios do dosha Kapha e Vata, e como consequência, o possível desenvolvimento de sintomas respiratórios.

Um estudo de 2001, “Óleo de gergelim puro versus solução isotônica de cloreto de sódio como tratamento para mucosa nasal seca“, mostrou os efeitos benéficos do uso de óleo de gergelim nas narinas.

Este estudo demonstrou que o óleo de gergelim puro foi melhor para tratar o entupimento e ressecamento nasal quando comparado com a solução isotônica de cloreto de sódio e, oito em cada 10 indivíduos relataram melhora dos sintomas nasais com óleo de gergelim, em comparação com três em cada 10 com a solução isotônica de cloreto de sódio.

Exercício respiratório ajuda na congestão nasal

O Ayurveda recomenda muito a prática de yoga para manutenção da qualidade de vida.

Dentro das práticas de yoga, existe uma respiração chamada kapālabhāti, que é considerada uma técnica de limpeza das vias aéreas e que pode ajudar e muito quem sofre com congestão nasal.

A seguir, passo a passo de como praticar o kapālabhāti:

  1. Comece sentando-se em uma posição confortável e com a coluna ereta;
  2. Com os olhos suavemente fechados, inspire pelas narinas, projetando o abdômen para frente e para fora;
  3. Em seguida, realize uma exalação forçada e rápida pelas narinas, realizando uma contração do abdômen, que deve se contrair e retornar para dentro. Como a expulsão do ar pelas narinas é rápida e forte, a exalação é acompanhada do som saindo pelas narinas (como se estivesse assoando o nariz);
  4. Tente ir aumentando a velocidade conforme for possível e encontre o seu ritmo de velocidade, procurando manter a estabilidade do tronco e o relaxamento da musculatura facial;
  5. Faça de 10 a 15 ciclos inspirando e exalando o mesmo volume de ar no mesmo tempo, sendo aproximadamente 1 segundo para encher e 1 segundo para esvaziar.

kapālabhāti limpa instantaneamente as vias respiratórias, proporciona excelente oxigenação cerebral, revigora os órgãos internos e a musculatura abdominal.

Produz uma sensação de leveza e até euforia, aumenta a autoconfiança e a capacidade de comando sobre a mente. Deve ser evitado por gestantes, pessoas com hipertensão e problemas cardíacos.

Concluindo…

Como podemos ver, muitos fatores podem desencadear uma congestão nasal e diversos outros fatores podem piorar o seu quadro.

É sempre importante que se investigue a causa e sejam descartadas situações mais sérias, como infecções bacterianas e virais.

Existem algumas técnicas e orientações do Ayurveda para minimizar o desconforto da congestão da nasal, mas se isso é algo que tem sido recorrente na sua vida, uma avaliação individualizada é importante para que sejam realizadas as devidas orientações para mudanças no seu estilo de vida.

Artigos científicos consultados

Ana do Ayurveda

Quer entender como a terapia ayurveda pode ajudar você a buscar o equilíbrio na sua saúde?

Agende uma consulta e vamos construir uma rotina ayurvédica ideal para você.

Clique aqui e saiba mais.