Foi a época em que eu acreditava que espinhas eram coisas de adolescentes. Quem me dera! rs

Os 20 anos já se foram há muito tempo, mas as espinhas insistem em nos visitar, não é mesmo?

Relato pessoal

Eu fui uma adolescente repleta de espinhas no rosto, muitas mesmo. Então minha mãe me levou na ginecologista e a solução encontrada foi o anticoncepcional.

Tomei anticoncepcional por anos e anos da minha vida, mas esta história da minha relação com o anticoncepcional fica para um outro momento e um outro texto.

E sim, com o uso regular e depois de alguns meses realmente minha pele estava bem melhor e sob controle novamente. 

Durante todos os anos que usei anticoncepcional nem me lembrava o que era espinha e minha pele ficou uma beleza.

Quando decidi parar de tomar anticoncepcional (por opção mesmo e não para engravidar) me veio a dúvida de como ficaria a minha pele.

E vou contar que fiquei muito impressionada, pois nos primeiros meses a minha pele ficou ótima e eu quase não tinha espinhas.

Depois de mais alguns meses observei que alguns momentos elas apareciam e outros momentos meu rosto estava lisinho, sem a presença delas.

Depois que comecei a estudar Ayurveda, tudo que acontece no meu corpo, eu tento entender a causa e a raiz daquele problema, por menor que ele seja. E com as espinhas não foi diferente.

Eu observei que as minhas espinhas apareciam em momentos da minha vida que eu estava muito irritada e nervosa e aí vi uma estreita relação com meu emocional.

E outro momento que elas brotavam no meu rosto era aproximadamente uma semana antes da minha menstruação, o que vamos ver a seguir, faz muito sentido em uma visão Ayurvédica.

Eu depois de conseguir reduzir minhas espinhas com mudanças no estilo de vida:

Espinhas no Ayurveda

As espinhas podem ser explicadas por um desequilíbrio, na maioria das vezes e, principalmente, do dosha Pitta no nosso corpo.

Este dosha é formado principalmente por água e fogo e quando pensamos em seu desequilíbrio pensamos em inflamação, vermelhidão e problemas na pele.

Nós mulheres temos nosso Pitta mais elevado aproximadamente uma semana antes da nossa menstruação, por isso é tão comum nos dias que antecedem a menstruação a gente observar o aparecimento delas no nosso rosto. 

Sabendo disso, é muito importante a gente preparar o nosso corpo e evitar alimentos e atitudes que desequilibrem nosso Pitta, principalmente neste período. 

Eu também falei que observava aumento de espinha com aumento da minha raiva e irritação, que também são sinais emocionais de desequilíbrio de Pitta.

Estão percebendo como tudo tem relação? E é muito legal quando a gente consegue se conectar tanto com o nosso corpo que conseguimos entender o que ele está nos pedindo ou está nos mostrando.

Mas devemos ter em mente que o desequilíbrio dos demais doshas também podem levar ao desenvolvimento de acne.

Relação da digestão com as espinhas

Para quem já conhece um pouco sobre o Ayurveda sabe a importância da nossa capacidade digestiva. Quando nosso corpo não é capaz de digerir adequadamente o alimento que ingerimos, então haverá formação de ama, que são como toxinas, que se espalham e se localizam em tecidos, podendo causar doenças.

E a acne tem muita relação com nossa digestão.

O excesso de acne pode nos indicar um possível desequilíbrio da capacidade digestiva com possível acúmulo de ama no corpo.

Alimentação e espinhas

Não sei se você já reparou, mas a nossa alimentação tem uma influencia direta na nossa pele.

Quem possui acne deve se atentar muito a sua alimentação.

Minha vida mudou depois que reduzi drasticamente o consumo de laticínios.

O leite e seus derivados são alimentos muito pesados e difíceis de digerir, além disso, são extremamente inflamatórios. Sabendo disso, quem está em tratamento de acne deveria evitar ao máximo o consumo destes alimentos.

Claro que existem outros alimentos que facilitam o aparecimento de espinhas e logo abaixo você encontrará a listinha dos alimentos que deveria evitar.

Dicas para cuidar das espinhas

Se o agravamento do dosha Pitta é o que mais frequentemente tem relação com as espinhas, então o tratamento e a prevenção devem ser pensados em uma alimentação que pacifique este dosha.

Chás de potência fria ajudam a acalmar este dosha.

Uva passa é excelente para pacificar Pitta. Deixá-las de molho na água de noite e esmagá-las pela manhã do dia seguinte e tomar a mistura, antes do café da manhã, pode auxiliar no controle da acne.

A cúrcuma, também conhecido como açafrão da terra, é uma especiaria muito especial. Ela é antibacteriana, anti-inflamatória e antialérgica.

Você pode fazer uma pasta de cúrcuma com água de rosas e passar sobre as acnes. Após secar, retirar com água. 

Outra opção é fazer uma pastinha com folhas de neem amassadas e aplicar sobre a pele. Depois que secar, retirar com água.  

Estas são dicas simples, mas o ideal é que sempre, com uma orientação de um terapeuta, você adeque sua alimentação de acordo com os desequilíbrios encontrados. 

Alimentos que você deveria evitar para amenizar as espinhas:

  • evite comer frituras e açúcares refinados;
  • evite excesso de pimentas e alimentos picantes;
  • evite excesso de álcool;
  • evite excesso de alimentos ácidos/azedos;
  • evite alimentos processados, industrializados e fermentados.

Concluindo

O tratamento da acne deve ser individual e baseado na avaliação geral do paciente, onde serão analisados estado do agni, equilíbrio dos doshas e presença de ama.

O tratamento deve acontecer de dentro para fora e não apenas de fora para dentro.

Devemos entender que a acne tem diversas causas e entender o que causa a acne em você é a chave para um tratamento de sucesso.

O mais frequente é encontrarmos um desequilíbrio do dosha Pitta, mas não necessariamente ele vai ser a raiz do problema.

Um desequilíbrio inicial do dosha Vata, quando não tratado, pode levar a um desequilíbrio de Pitta e se você não tratar a raiz, a consequência sempre volta, no caso a acne.

Um desequilíbrio do dosha Kapha, que pode produzir excesso de oleosidade na pele, também pode contribuir para o desenvolvimento de acne. 

Por isso é sempre tão importante passar por uma avaliação com um terapeuta ayurveda capacitado, que te auxiliará a entender a raiz do problema para um melhor tratamento.

Afinal, as dicas de internet são genéricas e não levam em conta a individualidade de cada ser.

Ana do Ayurveda

Quer entender como a terapia ayurveda pode ajudar você a buscar o equilíbrio na sua saúde?

Agende uma consulta e vamos construir uma rotina ayurvédica ideal para você.

Clique aqui e saiba mais.